Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/05/16 às 18h20 - Atualizado em 30/10/18 às 15h14

Estudantes e profissionais de enfermagem discutem os rumos da profissão

COMPARTILHAR

Evento promovido pela Escs teve também exposição 

BRASÍLIA (12/05/16) – O curso de Enfermagem da Escola Superior em Ciências da Saúde (Escs), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) recebeu, na unidade Samambaia, estudantes, docentes e profissionais da área para celebrar a VI Semana de Enfermagem Escs. O evento, que aconteceu nesta quarta-feira (11), lotou o auditório num momento de confraternização, debate e reflexão sobre a trajetória histórica e política da Enfermagem.

“Fico muito feliz em ver a história da enfermagem, e o lugar a que ela chegou, apesar dos desafios. A enfermagem na Escola continua sendo construída por vocês e tem como característica a extensão do cuidar, seja o cuidado ao paciente, ao local onde trabalha, essa é uma característica da própria profissão”, citou a nova diretora da Fepecs, Maria Dilma – empossada em abril-, que atuou à frente da direção da Escs por quatro anos.

Único curso de enfermagem no Distrito Federal com nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, do Ministério da Educação (Enade/Mec), foi lembrado pelo diretor da Escs, Paulo Roberto Silva, recém-empossado no cargo. Na solenidade, a coordenadora de enfermagem da Escs, Lindalva Matos, e a representante dos estudantes da Escola, lembraram que este é um momento de reflexão sobre a profissão.

“O tema central da 77ª Semana Brasileira de Enfermagem – ABEn 90 Anos e a Construção Histórica e Política de Enfermagem – remete-nos a refletir o passado histórico de luta dos enfermeiros, a defender o fortalecimento da enfermagem brasileira no atual momento político, e compromissada com o futuro, a pensar os desafios postos na construção da Enfermagem no DF, no Brasil e no mundo, seja na formação, seja na assistência”, concluiu Lindalva.

Os diretores e a coordenadora compuseram a mesa de abertura, que também contou com a participação do representante do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal, Francisco Ferreira Filho, da representante dos estudantes do curso, Andressa Lorrana de Jesus e da representante da Associação Brasileira de Enfermagem (ABen), Daniela Martins.

Daniela destacou a participação da enfermagem na construção e consolidação do Sistema Único de Saúde, com ativa participação na 8º Conferência Nacional de Saúde (CNS). De acordo com ela, a 8º CNS foi fundamental para a universalização da saúde no Brasil, obtendo sua maior legitimação com a promulgação da Constituição Federal de 1988.

ATIVIDADES – Um café da manhã foi servido aos participantes com bolo de aniversário. A data comemorativa na Escola também contou com exposição fotográfica intitulada “Enfermeiras em Fotos e Fatos Construindo a História” além de coleções de professores sobre o tema, com lâmpadas antigas (símbolo da enfermagem) e bonecos de diversas partes do mundo, foram expostos. Na ocasião, foi realizada mesa redonda para debate sobre o tema da 77ª Semana Brasileira de Enfermagem, tendo como palestrantes o enfermeiro Marcus Vinícius Quito – responsável pela Coordenação de Atenção Primaria à Saúde, da Subsecretaria de Atenção Integral à Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, a enfermeira Daniela Martins Machado e estudantes do Internato.