Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/04/13 às 13h24 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Saúde faz 101 exames na campanha contra leishmaniose

COMPARTILHAR

 62 cães foram vacinados contra a raiva

A campanha de combate à leishmaniose Visceral, realizada sábado (13) pelas diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) e Vigilância Epidemiológica, da Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS), fez 101 diagnósticos gratuitos em cães. Também, 62 deles foram vacinados contra a raiva. Com a ação, a Secretaria de Saúde pretende reduzir a incidência da doença em todo o Distrito Federal, por meio da conscientização sobre sua transmissão.

 

Dos 101 exames rápidos realizados, oito apresentaram resultado positivo (1 do Jardim Botânico, 1 do Lago Sul, 4 do Lago Norte e outros 2 casos que serão investigados o local de provável infecção). Todos eles foram encaminhados a um novo exame, mais detalhado, para poder comprovar de fato a doença. Vinte profissionais da SES, entre médicos veterinários, biólogos e agentes, participaram da ação preventiva e educativa.

 

Para evitar a proliferação da doença, toda a população deve se empenhar, com a adoção de as medidas necessárias para reduzir o risco de transmissão. Entre elas, manter o ambiente limpo, usar repelentes e armazenar adequadamente o lixo orgânico.

 

Como a iniciativa é continuada, o GDF programou um calendário para o mês de maio, com ações educativas e preventivas aos sábados, por meio de campanhas de conscientização e distribuição de panfletos, teste rápido e coleta de sangue canino.