Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/10/13 às 22h04 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Festa para crianças no Hospital da Asa Norte

COMPARTILHAR

Pequenos pacientes se divertem com balões e lanches


O Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) promoveu, nesta quinta-feira (10), atividades educativas e recreativas com as crianças atendidas na unidade de pediatria, do pronto-socorro e da ala de queimados. Pelo terceiro ano consecutivo o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) do hospital comemora a data, que conta, desde 2011, com a presença da equipe da rede de restaurantes MC Donald’s.

As crianças foram liberadas para uma dieta um pouco mais liberal. Entre sanduíches, batata frita e refrigerantes, elas também ficam encantadas com as estátuas de balão que os profissionais do restaurante fazem.

O gerente de marketing de Brasília do MC Donald’s, Cláudio Ferreira (“tio Cláudio”), faz questão de ir pessoalmente nessas edições. Ele faz cachorrinhos e espadas de balão pra divertir a criançada. “Este é um projeto que nós temos para devolver à população o que ela dá à empresa”, diz.

Para a chefe do NEPS/HRAN, Adriane Mendonça, desde o primeiro ano do projeto era notória a alegria das crianças que, muitas vezes, estão há meses internadas no hospital. “Até mesmo o estado de saúde delas melhora depois desse dia. É muito gratificante”, comemora.

Karina Lopes, de seis anos, mora na Bahia e se trata no HRAN de três em três meses de Fibrose Cística, doença que ataca ao pâncreas. Ela se divertiu muito e guardou o cachorrinho que o tio Cláudio fez para ela. “Eu gostei muito. O sanduíche também estava muito gostoso”, diz a pequena.

A iniciativa comove todos os profissionais de saúde do hospital, que sempre participam da festa. Grande parte das crianças que estão hoje no hospital é de famílias com baixa renda em, em muitos casos, não tem a oportunidade de, ao menos, ir frequentemente a lugares de diversão. “Essa, também, é uma oportunidade de mostrar esse ‘mundo encantado’ para as crianças que não teriam a chance de conhecê-lo”, afirma Adriane.

Lucas Carvalho