Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/09/15 às 14h09 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Fibrose cística é lembrada em Dia Nacional de Conscientização

COMPARTILHAR

Como a doença não tem cura, o diagnóstico precoce é essencial para o controle da enfermidade

BRASÍLIA (8/9/15) – Será realizado nesta terça feira (8), das 14h às 18h, no Auditório do Hospital da Criança de Brasília José de Alencar (HCB), o Dia Nacional de Conscientização da Fibrose Cística, comemorado em 5 de setembro . Serão apresentadas palestras sobre a doença e o tratamento, com depoimento de alguns pacientes portadores da doença.

O evento é uma iniciativa da equipe interdisciplinar do HCB (pneumopediatra, gastropediatra, fisioterapeuta, psicólogo, enfermeira, assistente social e nutricionistas). Luciana Monte, coordenadora do Centro de Referência Pediátrico, acompanha crianças e adolescentes com Fibrose Cística. “É uma doença de alto risco. Pode levar à morte ainda durante a infância, por isso, a importância de alertar a população sobre o diagnóstico precoce e acompanhamento adequado”, concluiu a médica.

No Distrito Federal as unidades que acolhem esses pacientes para o tratamento são o Hospital da Criança de Brasília José de Alencar e Hospital de Base. Aproximadamente 70 pacientes estão em atendimento na Pediatria, além dos casos suspeitos em investigação. O diagnóstico é realizado com o “teste do suor” e o agendamento pode ser realizado no Laboratório de Patologia do Ambulatório do HBDF, pelo telefone (61)3315-1423. Em caso de resultado positivo no primeiro exame, o protocolo médico exige que sejam feitos outros. São realizados aproximadamente 100 exames por mês.

A doença ainda não tem cura, mas as pesquisas são intensas nessa área afim de minimizar o adoecimento e complicações relacionadas. O que há é uma preocupação para identificar pessoas com Fibrose Cística para que elas tenham um acompanhamento adequado, com medicações, vitaminas, alimentação rica em calorias, fisioterapia e dentre outros.

A DOENÇA – Também conhecida como Mucoviscidose, a Fibrose Cística é uma síndrome genética originada por distúrbios nas glândulas exócrinas que produzem secreções, muco e suor. Os sintomas são diversos como sinusite crônica, pneumonia, dificuldades respiratórias, alteração no fígado e outros. Aparecendo esses sintomas é essencial que se faça o “teste do suor” para que o paciente seja diagnosticado.