Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/12/19 às 11h08 - Atualizado em 13/12/19 às 11h08

Finalizadas primeiras oficinas do programa de qualificação da atenção primária

COMPARTILHAR

As primeiras oficinas regionais do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (QualisAPS), que pretende fortalecer a Estratégia Saúde da Família, foram finalizadas esta semana. O objetivo foi apresentar o programa de forma mais detalhada e estabelecer pactuações com os atores locais.

 

Além de aprofundar nos detalhes do planejamento do programa com as regiões de Saúde, foram discutidos os desafios mais relevantes da atualidade no âmbito da saúde, bem como possíveis soluções, valorizando trocas de experiências, boas práticas e outras ações exitosas para otimizar a entrega de serviços.

 

Também foi realizado um encontro científico com o professor e especialista em Saúde Coletiva e em avaliação em saúde no Brasil, Juarez Pereira Furtado, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), para discussão teórico-metodológica sobre o desenvolvimento da avaliação participativa no Qualis-APS.

 

“Estas oficinas representam a aproximação do QualisAPS no território das regiões, visto que serão avaliadas todas as equipes da Estratégia Saúde da Família, além de ofertar especialização de gestão para os todos os gerentes da Atenção Primária à Saúde e aperfeiçoamento para os profissionais da saúde”, diz Elizel Monteiro dos Santos, da diretoria da Estratégia Saúde da Família.

 

PROGRAMA – Desde de que foi lançado o QualisAPS, a Secretária de Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) e Universidade de Brasília (UnB) vem realizando oficinas de planejamento estratégico para implementação do programa, de forma que ele atenda às necessidades da Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal e que seja executado conforme sua complexidade.

 

O programa busca fortalecer e qualificar a atenção e gestão dos serviços prestados na APS do Distrito Federal, articulando ações de avaliação, capacitação, aperfeiçoamento e estratégias de comunicação, com base em padrões de qualidade construídos de forma participativa.

 

Saiba mais sobre o QualiAps. 

 

 

Agência Saúde

Fotos: Divulgação