Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/07/19 às 11h29 - Atualizado em 9/09/19 às 10h19

Fornecimento de Medicamentos

Imprima aqui a Carta de Serviços


Descrição

Na Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) os medicamentos são dispensados de acordo com os Componentes de Assistência Farmacêutica: básico, estratégico e especializado.

Acesse a página principal da Diretoria de Assistência Farmacêutica

 

 

O Componente Básico compreende o fornecimento dos medicamentos e insumos para o tratamento precoce e adequado dos problemas mais comuns e/ou prioritários, passíveis de atendimento em nível básico, incluindo aqueles relacionados a agravos e programas de saúde específicos.

 

 

O Componente Estratégico compreende todos os medicamentos utilizados para tratamento das doenças de perfil endêmico, cujo controle e tratamento tenham protocolo e normas estabelecidas e que possuam impacto socioeconômico. São doenças que atingem ou colocam em risco as coletividades cujo tratamento é uma importante estratégia para o controle epidemiológico. Alguns programas de saúde e agravos que fazem parte do Componente Estratégico são: IST/AIDS, Tuberculose, Hanseníase, Tabagismo, Influenza, Endemias Focais como Leishmaniose, Malária, Esquistossomose e Doença de Chagas e Infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório.

 

O Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) contempla os medicamentos que são dispensados pelas Farmácias Ambulatoriais Especializadas (antigas Farmácias de Alto Custo). O objetivo é garantir a integralidade do tratamento medicamentoso em nível ambulatorial, cujas linhas de cuidado estão definidas em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) publicados pelo Ministério da Saúde (MS).

Requisitos e Documentação necessária para dispensação dos medicamentos.

 


Formas de acesso
Os medicamentos são distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde, nas Farmácias Ambulatoriais Especializadas e nos Hospitais (dispensação exclusiva para pacientes internados).

 


Componente Básico:
Para que você tenha acesso aos medicamentos do Componente Básico é necessário apresentar receita médica em duas vias, Documento de identificação do paciente com foto, original ou cópia, salvo para menor de idade ao qual será permitido apresentação de Certidão de Nascimento, Cartão Nacional de Saúde – CNS (cartão do SUS) e/ou Cartão de Atendimento da SES/DF.
O medicamento pode ser retirado em Unidades Básicas de Saúde pelo próprio usuário ou responsável legal (mediante apresentação do documento de identidade do paciente).
É proibida a dispensação de medicamentos para menores de 12 anos desacompanhados. Medicamentos sujeitos a controle especial só podem ser dispensados para maiores de 18 anos.

 

Consulte os serviços que a Unidade Básica de Saúde da sua região oferece


Componente Estratégico

Cada programa de saúde do componente estratégico possui requisitos e diferentes documentos a serem apresentados. A documentação básica a ser apresentada será a receita médica em duas vias, Documento de identificação do paciente com foto, original ou cópia, salvo para menor de idade ao qual será permitido apresentação de Certidão de Nascimento, Cartão Nacional de Saúde – CNS (cartão do SUS) e/ou Cartão de Atendimento da SES/DF e outros documentos de acordo com o Programa.

 

Saiba mais sobre os demais requisitos e a documentação necessária para programas de saúde e agravos que fazem parte do Componente Estratégico.


Componente Especializado
O atendimento inicial é realizado no Call-Center nos telefones 160, opção 3 (Farmácia Ambulatorial Especializada) para ligações efetuadas dentro do Distrito Federal ou 0800 6440160 para ligações originadas fora do DF. O atendente do Call-Center agendará data e horário para comparecimento em uma das farmácias.

 

Acesse a relação das farmácias de alto custo no Distrito Federal