Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/11/15 às 11h33 - Atualizado em 30/10/18 às 15h13

Fórum abre debate sobre ouvidorias como ferramenta de gestão

COMPARTILHAR

Evento ocorrerá na próxima segunda-feira (16)

BRASÍLIA (13/11/2015) – Para debater a importância das ouvidorias no processo de estruturação das políticas públicas, a Secretaria de Saúde e o Hospital Universitário de Brasília promovem o I Fórum Distrital de Ouvidorias Público-Privados de Saúde – A ouvidoria como instrumento de transformação da atenção à saúde. O evento está marcado para a próxima segunda-feira (16), das 9h às 12h, no auditório I do HUB.

“Entendemos que a ouvidoria é um ambiente onde o cidadão tem a oportunidade de participar, em conjunto com a gestão, da definição de ações que podem ser feitas para a obtenção da melhor prestação dos serviços de saúde, de forma eficaz”, destacou a ouvidora-geral da pasta, Denize Bomfim, ao contabilizar que apenas neste ano, de janeiro a outubro, a Saúde recebeu mais de 20 mil demandas.

A primeira parte do Fórum será com a secretária adjunta de Saúde, Eliene Berg, que discursará sobre a “Visão do Gestor quanto à Importância da Ouvidoria”. Também está previsto o tema a “Reconstrução das Ouvidorias dos Hospitais Univesitários”, com o ouvidor geral da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Josué Fermon Ribeiro.

Após o coffee break, a ouvidora-geral da Secretaria de Saúde falará sobre a “Importância dos Relatórios de Ouvidoria nos Processos de Atenção à Saúde”, seguida da ouvidora-geral do Sistema Único de Saúde (SUS), Eliane Pinto, com o tema “A Importância da Ouvidoria na Atenção à Saúde”.

Participarão do evento as 19 ouvidorias da Secretaria de Saúde, bem como outros convidados dos demais órgãos do Governo de Brasília, estudantes de medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) e da Universidade de Brasília. O evento também é aberto ao público.

Confira aqui a programação:

9h – Abertura

09h30 – “Visão do Gestor quanto à Importância da Ouvidoria”
Dra. Eliene Ancelmo Berg
Secretária Adjunta da Secretaria de Saúde do Distrito Federal

09h55 – “Reconstrução das Ouvidorias Dos HUs”
Dr. Josué Fermon Ribeiro
Ouvidor Geral da Ebserh

10h20 – Perguntas e participação da plateia

10h30 – Coffee break

10h45 – “Importância dos Relatórios de Ouvidoria nos Processos de Atenção à Saúde”
Dra. Denize Bomfim
Ouvidora-Geral da Secretaria de Saúde do Distrito Federal

11h10 – “A Importância da Ouvidoria na Atenção à Saúde”
Dra. Eliane Pinto
Ouvidora-Geral do SUS

11h35 – Perguntas e participação da plateia

11h45 – Lançamento da carta de serviços do HUB-UNB

12h – Encerramento