Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/05/20 às 15h36 - Atualizado em 8/05/20 às 15h07

Gama e Planaltina terão pontos de testagem para a Covid-19

COMPARTILHAR

A partir de segunda-feira (4), novos locais serão abertos ao público

A partir desta segunda-feira (4), Gama e Planaltina também terão pontos de testagem em massa para detectar a Covid-19. Na primeira região, o local escolhido será o estacionamento do estádio Bezerrão, que também atenderá os moradores de Santa Maria. Em Planaltina, a população será atendida em frente à Loja Maçônica 7 de Setembro, próxima ao hospital.

 

Assim como nas demais regiões, os testes rápidos feitos serão realizados pelo sistema drive-thru, das 8h às 17h. O resultado sai em até 30 minutos e é fornecido logo após a aplicação.

 

“Como prometido, estamos expandindo os testes rápidos para outras regiões administrativas. A população do Gama, Santa Maria e Planaltina agora terá a oportunidade de também passar pela testagem em massa. Assim, teremos pleno domínio da evolução da doença nesses locais”, afirmou o secretário de Saúde, Francisco Araújo.

 

ON-LINE – Para reduzir o tempo de espera e evitar aglomerações, o atendimento está sendo agendado pela internet, por meio do site Teste em Massa Covid-19. Na plataforma, é necessário fazer o cadastro no site para agendar no posto de atendimento da sua região. Após se cadastrar, um comprovante chega, por e-mail, informando o local e hora do exame, e esse deve ser apresentado no local.

 

Através do site é possível ter acesso ao resultado do exame que também é enviado para o e-mail informado durante o cadastramento. Também é possível agendar por meio do aplicativo e-GDF.

 

PÚBLICO-ALVO – As testagens são prioritariamente para as pessoas com sintomas de gripe ou com histórico de contato com algum caso confirmado da Covid-19. Elas precisam residir com idosos e morar na região administrativa do local onde o drive-thru está montado.

 

Nos casos detectados como mais graves, os pacientes poderão ser direcionados para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência em atendimento para a Covid-19.

 

PRECAUÇÕES – Por segurança, é recomendado à população o uso de máscaras faciais já na saída do domicílio, e que cada carro tenha, no máximo, quatro pessoas.

 

A testagem é realizada por servidores da Secretaria de Saúde e conta com a participação de voluntários da área.

 

Texto: Leandro Cipriano, da Agência Saúde
Fotos: Breno Esaki, da Agência Saúde