Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/01/14 às 12h55 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Gama promove ação de combate à hanseníase

COMPARTILHAR

O objetivo é sensibilizar a população no Dia da Mancha

Os usuários que comparecerem ao Centro de Saúde 06 do Gama, na sexta-feira (31), entre as 7h e o meio-dia, vão poder participar do Dia da Mancha, uma ação de combate à hanseníase promovida pela equipe da Estratégia Saúde da Família 245/C. Os profissionais de saúde prestarão orientações e esclarecimentos sobre a doença. A médica da família, Heloísa de Paula Lima, examinará possíveis manchas esbranquiçadas ou avermelhadas, com diminuição da sensibilidade, dormência nos pés, caroços avermelhados ou castanhados que possam indicar a possibilidade da pessoa estar com hanseníase.

“O Dia da Mancha pretende sensibilizar a população sobre o que é a hanseníase, como ela é transmitida (de pessoa para outra pessoa por meio do contato próximo e prolongado, mas assim que dá início ao tratamento ela deixa de transmitir a doença) e como combater o preconceito que sofrem os portadores da hanseníase”, informou a médica.

A hanseníase

A doença é causada pelo bacilo de Hansen que ataca pele e nervos, podendo afetar órgãos como o fígado, testículos e olhos e em estágio avançado pode ocasionar sérias deformações físicas. A doença pode ser transmitida a outra pessoa pelo contato direto caso o doente não esteja tratado.

A doença tem cura e o portador, durante o seu tratamento, pode realizar atividades diárias normalmente. Toda a assistência de saúde para tratamento da hanseníase é disponibilizada nas unidades básicas de saúde da SES.

Por Eliane Simeão, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9682-9226