Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/03/18 às 11h31 - Atualizado em 27/08/18 às 12h56

Gerência de Atenção à Saúde de Populações em Situação Vulnerável e Programas Especiais – GASPVP

Um dos princípios constitucionais do Sistema Único de Saúde (SUS) refere-se à equidade. A inclusão deste princípio na formulação das políticas públicas de saúde representa um avanço em sua dimensão organizacional, considerando que assistência à saúde deve ser prestada em âmbito individual e coletivo.

 

À Gerência de Atenção à Saúde de Populações em Situação Vulnerável e Programas Especiais (GASPVP) compete implementar políticas de atenção à saúde a populações vulneráveis, de modo a contribuir para a redução das iniquidades no Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, a GASPVP articula as ações da SES/DF, referentes às políticas e programas relacionados a esta, com os diversos setores, governamentais e não governamentais.

 

É objetivo da GASPVP contribuir para a ampliação da consciência e do exercício da cidadania das populações vulneráveis, de modo a promover uma atenção à saúde integral e equânime, além de conferir a esses segmentos populacionais parte da responsabilidade na gestão das políticas de saúde, fortalecendo o controle social.

 

Gerência
Telefone: (61) 2196-3749
E-mail: gaspvp.daeap@saude.df.gov.br

 

 

Saúde rural
Promove a atenção à saúde integral da população residente na área rural do Distrito Federal. Representa o compromisso da SES/DF com a promoção da equidade à saúde, uma vez que assegura a intervenção sobre os problemas peculiares à vida e ao trabalho no campo.

 

 

Saúde da pessoa com deficiência
Promove a atenção à saúde da pessoa com deficiência na rede de atenção primária à saúde do Distrito Federal, considerando a importância da melhoria da saúde na contribuição para inclusão social.

 

 

Saúde da população negra
Promove a atenção à saúde da população negra no Distrito Federal. Em 12 de maio de 2009, foi publicada a Portaria nº 83 criando o Comitê Técnico de Saúde da População Negra do Distrito Federal. A constituição desse comitê está baseada nas evidências de iniquidades na saúde dessa população, além de expressar o compromisso de governo com a diminuição das desigualdades sociais.

 

 

Saúde da população em situação de rua
Promove a atenção à saúde da população em situação de rua no Distrito Federal. A atuação da GASPVP visa à redução das iniquidades na saúde e desigualdades sociais. As ações estão sendo desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Transferência e Renda (SEDEST), com atividades nas unidades básicas de saúde, nos abrigos e albergues, e nas ruas.

 

 

Saúde da população LGBT
Promove a atenção à saúde da população de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros no Distrito Federal. Dessa forma, a SES/DF propõe a implementação de estratégias para atuar na melhoria das condições de saúde e do acesso aos serviços dessa população, de modo a responder às necessidades e demandas apontadas pela sociedade civil.

 

Uso do nome social – artigo 4º:
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2009/prt1820_13_08_2009.html
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/cartazes/nome_social_sus.pdf

 

Saúde da população indígena
Promove a atenção à saúde integral da população indígena do Distrito Federal. A SES/DF visa a garantir aos povos indígenas o acesso à atenção integral à saúde, de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, contemplando o espaço e processo sociocultural dessa população, de modo a favorecer a superação aos agravos à saúde, reconhecendo a eficácia de sua medicina e o direito desses povos à sua cultura.

 

Saúde da população cigana
Promove a atenção à saúde integral da população cigana no Distrito Federal, por meio do acolhimento e garantia ao acesso integral deste segmento da população aos serviços de saúde, respeitando suas particularidades éticas, culturais e sociais.

 

Programa Bolsa Família

 

Socioeducativo (em construção)