Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/05/14 às 20h06 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

“GDF Junto de Você” leva mais Saúde à Taguatinga

COMPARTILHAR

Carreta da Mulher, orientações sobre doação de leite materno e prevenção ao câncer bucal

 

Taguatinga recebe de sexta-feira (30) a domingo (1º de junho) a 11ª edição do programa “GDF Junto de Você”. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) leva, além dos serviços oferecidos pela Carreta da Mulher, dois estandes do Banco de Leite do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e de Odontologia. O primeiro conta com orientação sobre doação de leite materno e amamentação. O segundo, com a distribuição de kits odontológicos, informações sobre escovação e prevenção ao câncer bucal.

Para o secretário de Gestão Participativa da SES/DF, José Bonifácio Carreira, o “GDF Junto de Você” é uma oportunidade para ouvir da população as demandas da área da Saúde. “E a SES se esforça para atender os anseios da comunidade. Além disso, disponibilizamos às moradoras a Carreta da Mulher, que presta um trabalho de extrema importância na prevenção do câncer de mama e de colo de útero, por meio dos exames oferecidos”, complementou.

A Carreta da Mulher realizará os exames de ecografia, mamografia e preventivo (Papanicolau), de 8h às 12h e de 13h às 17h. Os atendimentos de sábado (31) e domingo (1º) ocorrem por livre demanda, com a distribuição de 75 senhas por período (manhã e tarde), sendo 25 para cada um dos três exames. Para ter acesso aos serviços é necessário levar o documento de identidade, CPF, comprovante de residência e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

O atendimento

A estudante Beatriz Bezerra Vieira, 21 anos, esteve hoje (30) no GDF Junto de Você em Taguatinga e foi atendida pela primeira vez na Carreta da Mulher. Moradora do Riacho Fundo I, Beatriz recebeu o encaminhamento para a ecografia transvaginal quando foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Núcleo Bandeirante, no dia anterior. “Aprovo essa iniciativa. Eu que não tenho condições de pagar um exame como esse, foi um benefício muito grande”, disse.

Ela também comentou sobre a assistência prestada pela UPA. “Recebi a classificação verde e esperei por três horas. Mesmo com muitos pacientes na unidade, o meu caso não era grave, ainda achei que o atendimento foi rápido”, contou Beatriz.

A moradora de Taguatinga, Maria Oliveira, 64 anos, compareceu ao GDF Junto de Você e contou sobre como chegou à Carreta da Mulher. “Quando levei o encaminhamento de ecografia transvaginal e da tireóide ao centro de saúde 3 de Taguatinga fui orientada a procurar essa carreta. Hoje aproveitei a oportunidade e vim com minha irmã de 71 anos que também precisava fazer ecografia de abdômen e da tireóide. Essa é uma ótima iniciativa”, disse.

O governador Agnelo Queiroz esteve na abertura do evento e comentou sobre as mudanças que o “GDF Junto de Você” traz para as Regiões Administrativas. “Trata-se de um programa maravilhoso. Percorremos grande parte do DF, nesse contato direto com a população. Quando saímos da cidade onde é realizado, a realidade da administração se transforma, porque, de forma concentrada, abordamos os problemas, analisamos as prioridades em parceria com o povo e isso tem apresentado respostas positivas. São benefícios, anúncios e conquistas, pois questionamos todas as áreas do Governo com o intuito de entregar essas prioridades”, declarou.

Outra iniciativa inserida na programação do “GDF Junto de Você” em Taguatinga, nesta sexta-feira (30), no HRT, foi a inauguração de três serviços na Regional de Saúde. São eles: instalação das Salas de Procedimentos Urológicos do HRT, de Infusão de Imunobiológicos em Reumatologia, e da Unidade de Odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Areal.

Mais informações sobre os serviços no link:
http://www.saude.df.gov.br/noticias/item/5751-taguatinga-inaugura-tr%C3%AAs-servi%C3%A7os-especializados.html

Patrícia Kavamoto, da Agência Saúde DF