Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/04/19 às 18h16 - Atualizado em 3/04/19 às 18h50

Gestantes e mães de Ceilândia recebem enxoval para os bebês

COMPARTILHAR

 

Ação foi feita em parceria entre atenção primária da região e associação de voluntários

 

 

Um total de 51 mulheres de Ceilândia, gestantes ou que acabaram de ter um bebê, receberam, na tarde desta quarta-feira (3), enxoval confeccionado e doado pela Associação Mães Generosas. O kit é composto por roupas, mantas e banheira. Além disso, houve sorteio de alguns prêmios para as mães presentes.

 

Foram selecionadas para ganhar o kit mulheres atendidas nas unidades básicas de Saúde 2, 5, 8, 11 e 12, todas de Ceilândia. “Selecionamos pacientes gestantes a partir do sétimo mês de gestação e puérperas com bebês com até um mês de nascido, todas com carência socioeconômica”, explicou a gerente de Serviços de Atenção Primária 8 de Ceilândia, Sandra Araújo de França.

 

Uma das escolhidas foi Lucinalva Freire da Silva, grávida de nove meses do primeiro filho, Luan. “Para mim, foi muito gratificante receber o kit e a banheira. Eu e meu esposo estamos sem trabalhar. Ele está com problema de saúde, acamado e eu tenho de cuidar dele. Estamos passando com ajuda da família”, conta.

 

Além do kit, Daniele Esteves Lopes, mãe do Lorenzo, foi sorteada e ganhou uma bolsa para colocar as coisas do filho. “Foi muito boa essa ação, me ajudou bastante em um momento de muita dificuldade na minha vida”, disse.

Todas as mães também foram fotografadas e receberão suas fotos impressas. “Muitas gestantes não puderam tirar, sequer, uma foto durante a gravidez. Então, a gente quis oferecer isso a elas”, conta Sandra.

 

ASSOCIAÇÃO – Todas as peças que compõem o kit foram confeccionadas ou compradas por um grupo de 16 mulheres, da Associação Mães Generosas. Há nove meses elas resolveram se unir para ajudar gestantes carentes. Outras unidades de saúde e também creches e igrejas já receberam doações.

 

“Somente neste ano, já foram sete entregas. Em nove meses de atuação, acredito que entregamos cerca de 430 kits em Brasília. Eles vêm com roupinhas, saída de maternidade, toalhas, mantas, cobertor, todos confeccionados por nós”, conta Ludiane Aragão, uma das responsáveis pela associação. Ela ressalta que nenhuma delas sabia costurar e, como ela mesmo diz, quebrando cabeça e acompanhando vídeos na internet, aprenderam exclusivamente para a ação voluntária.

 

Entre os locais que já receberam doações neste ano, estão uma unidade básica de Saúde do Areal, com 26 kits entregues em 29 de março, além da neonatologia do Hospital Regional de Ceilândia e Policlínica de Taguatinga.

 

 

Alline Martins, da Agência Saúde

 

 

 

Gestantes e mães de Ceilândia recebem enxoval para bebês