Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/04/19 às 13h08 - Atualizado em 5/04/19 às 16h41

Gestores defendem fortalecimento da Atenção Primária em evento da Opas

COMPARTILHAR

Dia Mundial da Saúde foi celebrado pela organização nesta sexta-feira

 

 

Gestores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal participaram, nesta sexta-feira (5), do evento em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Brasília. Com o tema “Saúde Universal: para todas e todos, em todos os lugares”, gestores e profissionais de saúde de todo o país defenderam o fortalecimento e melhorias no acesso à Atenção Primária à Saúde (APS), porta de entrada dos pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

“Não vejo saúde universal sem uma atenção primária forte, pois ela é a resposta para melhorar o acesso. Queremos uma APS resolutiva, para resolver os gargalos da saúde”, declarou o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Leonardo Vilela, um dos palestrantes.

 

DESAFIOS – Presente na cerimônia, o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, afirmou que sua equipe está consciente dos desafios da APS no Distrito Federal e da necessidade de buscar experiências de outros lugares para melhorar o atendimento da população na Atenção Primária. “Estamos trabalhando no sentido de aprimorar as necessidades da política de Atenção Primária estabelecida no DF, e qualificar melhor os nossos profissionais, para ampliar esse atendimento”, afirmou Okumoto.

 

Na mesma linha de raciocínio, o secretário executivo adjunto do Ministério da Saúde, Erno Harzheim, destacou que sem uma equipe de trabalho qualificada não se consegue fazer a boa gestão das unidades básicas de saúde e, com isso, entregar o melhor serviço à população.

 

“A prioridade número 1 do Ministério da Saúde, nesta gestão, é fortalecer a Atenção Primária, além da criação da Secretaria Nacional de Atenção Primaria. Nesse momento de comemoração, fortalecer a APS precisa ser o foco”, comentou  Harzheim.

 

DATA – O dia Mundial da Saúde é a data internacional de conscientização sobre a saúde, comemorado todos os anos em 7 de abril, sob o patrocínio da Organização Mundial de Saúde (OMS), bem como de outras organizações relacionadas. Em 1948, a OMS realizou a Primeira Assembléia Mundial da Saúde.

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde

Fotos: Breno Esaki/Saude-DF

 

 

Gestores defendem fortalecimento da Atenção Primária em evento da Opas