Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/08/15 às 12h34 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Grupo de Diabetes já atendeu mais de mil pacientes

COMPARTILHAR

Atendimento especializado é realizado por equipe multidisciplinar

BRASÍLIA (4/8/15) – Moradores do Paranoá recebem atendimento especializado na luta contra o diabetes, no Centro de Saúde nº 01. O “Grupo de Diabetes” iniciou suas atividades, em fevereiro de 2014, e já atendeu mais de mil pacientes. O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar que reúne médicos, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos e agentes de saúde. Os encontros acontecem uma vez por semana, sempre pela manhã.

Ao serem recebidos pelo grupo os pacientes passam por uma triagem para verificação e registro da pressão arterial e glicemia. Nesse processo, é importante que o paciente esteja em jejum para evitar alterações nas informações coletadas. Após a triagem, os pacientes que apresentarem taxas alteradas recebem a indicação de insulina enquanto os demais participam de um café da manhã, já como exemplo de alimentação saudável.

Segundo a nutricionista Marcella Ilarri, são atendidos em média 20 pacientes por semana. “O grupo parte do princípio que o paciente é o principal responsável pela manutenção de sua saúde e quanto mais informação ele tiver sobre a doença, maior serão os cuidados e menores os agravos”, explica Marcela.

Os encontros seguem o formato de roda de conversa e abordam temas sobre o que é a doença, sintomas, tratamento e medicação. Além de explicações sobre os cuidados especiais que o diabético deve ter, principalmente, em relação à alimentação.

Estagiários de nutrição na Universidade de Brasília (Unb) também participam dos encontros. Durante as reuniões, eles desenvolvem receitas especiais para diabéticos, oferecem uma degustação dos alimentos produzidos e distribuem as receitas criadas aos pacientes. As frutas do café da manhã, oferecido pelo Grupo, são doações do Programa Ceasa nas Cidades.

O Grupo – Os encontros acontecem às quintas-feiras, no período da manhã, no Galpão do Programa de Atenção Integral ao Adolescente (PRAIA), anexo ao Centro de Saúde 01 do Paranoá, não e necessário agendamento para participar do grupo.