Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/05/16 às 20h47 - Atualizado em 30/10/18 às 15h15

Grupo de fumantes do Riacho Fundo II participa de atividades

COMPARTILHAR

Cerca de 30 pacientes estiveram em ação de práticas integrativas

BRASÍLIA (24/5/16) – Cerca de 30 pacientes que estão em tratamento para deixar de fumar participaram, nesta terça-feira (24), de uma ação de saúde das práticas integrativas Lean Gong, na Unidade Básica de Saúde do Riacho Fundo II.

O grupo de tabagismo do Riacho Fundo II, formado em março de 2016, se reúne, normalmente, todas as quintas-feiras, para receber orientação por meio de palestras, consulta médica, distribuição de medicamento e atendimento odontológico.

Edson Alves Rodrigues, fumante há 45 anos, relata que está motivado a parar de fumar. “É sensacional a ajuda e o apoio psicológico que existe aqui. Uns ajudando os outros, fora as amizades que se faz e isso traz força para largar o cigarro”, diz.

O tratamento dura 12 semanas com acompanhamento de um ano pelos profissionais. Segundo a enfermeira da equipe Estratégia Saúde da Família Nº 13, Vanessa Martins, os resultados começam a aparecer na quarta sessão (três meses depois).

“O parar defumar está associado à motivação de querer parar. Alguns pacientes não conseguem na primeira vez e tentam outras vezes. A metodologia do programa é a abordagem cognitiva comportamental voltada para treinamento de habilidades comportamentais associadas ao tratamento medicamentoso (adesivos de necotina) fornecidos pelo Programa de Tabagismo da SES/DF”, diz Hayley Mathias, da Estratégia Saúde da Família Nº 1.

Há 45 dias sem fumar, Alaide Rosa de Moura Saraiva conta que os efeitos positivos já estão aparecendo. “Hoje eu tenho consciência do mal causado pelo cigarro. A iniciativa da Saúde em promover um programa de combate ao tabagismo é de grande valia”.