Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/11/13 às 10h41 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

HBDF oferece atendimento integral aos pacientes com câncer

COMPARTILHAR

Atendimento oferece quimioterapia, radioterapia, exames e cirurgias

 

Desde o início do ano, o Hospital de Base do Distrito Federal oferece um atendimento integral para pacientes do DF com câncer que inclui diagnósticos, tratamentos e cirurgias para tumores diversos, como câncer nos ovários, próstata, mamas, pulmão, estômago, entre outros.

São consultadas diariamente 20 pessoas na Oncologia Clínica que vem pela primeira vez ao hospital após confirmar via biópsia a existência de tumores. Na quimioterapia esse número duplica, somando um total de 40 pacientes que recebem diariamente os medicamentos para tratar a doença. Desde janeiro a junho deste ano foram 2.482 pessoas que receberam tratamento quimioterápico.

Na radioterapia, o número de procedimentos realizados é de 3.011 só no mês de outubro. De janeiro a agosto desse ano, foram 23.637 procedimentos de radioterapia realizados no hospital. Além do tratamento com medicação, exames e radioterapia, são realizados também cirurgias de tumores. Foram realizadas 235 cirurgias de janeiro a junho desse ano.

“O atendimento da Oncologia do Hospital de Base vem atendendo uma demanda grande de pacientes e por isso buscamos avançar e melhorar cada vez mais para diagnosticar cedo o câncer. Em alguns casos, como os tumores de testículos e ovário germinativo (da região onde produzem células sexuais) existe a chance de cura. Por isso queremos alertar a população para a prevenção, o diagnóstico e tratamento precoce”, acrescenta o Chefe da Oncologia Clínica, Gustavo Ribas.

Serviço

O atendimento na Oncologia do HBDF é feito no ambulatório de segunda à sexta-feira, de 7h às 19h. Para começar o tratamento no hospital é necessário um parecer médico realizado em outras regionais ou postos de saúde e biópsia comprovando a doença. As marcações de consultas, exames e tratamentos são feitos pelo sistema de regulação do hospital, localizado na DDI, em frente ao estacionamento do ambulatório sul. Em casos de cirurgias, a marcação também é feita pela regulação com o pedido médico.

Por Alessandra Franco, da Agência Saúde DF
Assessoria de Imprensa
(61) 3348-2539/2547 e 9862-9226