Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/05/14 às 20h59 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

HBDF recebe visita do Consórcio Brasileiro de Acreditação

COMPARTILHAR

O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) recebeu durante toda a semana visita técnica e avaliativa do Consórcio Brasileiro de Acreditação. A unidade faz parte do programa do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) que institui nos hospitais as diretrizes de Política de Qualidade Hospitalar e Segurança do Paciente, que tem como objetivo atuar na capacitação dos profissionais e na melhoria de processos, por meio do desenvolvimento de técnicas e operação de Gestão em Serviços de Saúde.

Os três avaliadores que vieram ao HBDF visitaram todos os setores do hospital e fizeram uso do Termômetro de Segurança, ferramenta via web com um questionário que pode ser respondido voluntariamente.

Após a visita foi entregue um relatório à unidade com todos os pontos observados. “A acreditação vai ajudar na melhoria das práticas clínicas com proposta de um trabalho diferenciado e alinhado”, revelou Mara Machado, diretora executiva do IQG.

As conclusões das avaliações serão discutidas com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) para alinhamento das propostas de correção de pontos vulneráveis para depois passar por outra avaliação pré-certificação em todas as unidades. “Todos os servidores do hospital estão se empenhando ao máximo para prestar um serviço de alta qualidade para os usuários e conseguir o selo de acreditação”, afirmou o Diretor Geral do HBDF, Julival Ribeiro.

Além do HBDF, os hospitais regionais da Asa Norte, Sobradinho, Paranoá, Taguatinga, Ceilândia e Santa Maria também fazem parte desse processo de acreditação. Nos últimos anos, a saúde do DF avançou em seguimentos, tanto estruturais quanto de recursos humanos. São inúmeras ilhas de referências na rede que servem de exemplo para todo o Brasil.

Por Bianca Lima, da Agência Saúde DF