Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/07/20 às 12h43 - Atualizado em 31/07/20 às 12h45

Hematologia e Hemoterapia

COMPARTILHAR

Da atuação (descrição)

A Hematologia é a área de atenção especializada responsável pelo cuidado dos pacientes acometidos por doenças hematológicas benignas, coagulopatias hereditárias e doenças onco-hematologicas, tanto para pediátricos quanto para adultos.

 

A Hematologia possui principalmente atendimento ambulatorial especializado, mas também oferece internação nas áreas de onco-hematologia, hematologia pediátrica e suporte a internação nas Regionais para os pacientes admitidos com doenças benignas ou coagulopatias hereditárias – acompanhamento conjunto com as especialidades.

 

A Hematologia também é responsável pela realização de exames específicos da sua área de atuação, imprescindíveis para o diagnóstico e condução de cada caso.

Os pacientes hematológicos também podem necessitar de procedimentos hemoterápicos que em geral são oferecidos tanto em regime de internação (quimioterapia, por exemplo) quanto ambulatoriais (terapias de troca, hemotransfusões, …).


Da Linha de Cuidados e do Acesso

O atendimento aos pacientes hematológicos é oferecido da seguinte forma:

 

1. Hospitais Regionais: 

Os serviços de Hematologia ambulatoriais da SES-DF encontram-se nos Núcleos de Hematologia e Hemoterapia (NHH) dos Hospitais Regionais:

– Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), Hospital Regional de Taguatinga (HRT), Hospital Regional de Ceilândia (HRC), Hospital Regional de Sobradinho (HRS) e Hospital Regional do Gama (HRG). O acesso a esses serviços nos hospitais ocorre através do Sistema de Regulação da SES-DF (Panorama 2 ou Regulação Pactuada inter-regional) para pacientes adultos com doenças hematológicas benignas.

Os pacientes são encaminhados para o ambulatório pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou após as altas hospitalares.

 

2. Hospital da Criança: 

O serviço de Hematologia da SES para pacientes pediátricos – idade até 17 anos, 11 meses e 29 dias, tanto para patologias benignas quanto para pacientes onco-hematológicos, é oferecido pelo Hospital da Criança.  O acesso ocorre através do Sistema de Regulação da SES-DF (Panorama 2 ou Regulação Pactuada inter-regional).

O Hospital oferece atendimento ambulatorial e internação, sendo referência da especialidade para estes perfis de pacientes.

Os pacientes são encaminhados para o ambulatório pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou após as altas hospitalares.

 

3. Hospital Materno-infantil de Brasília: 

O serviço de Hematologia ambulatorial da SES-DF com foco para a mulher, particularmente gestantes ou puérperas, é o Núcleo de Hematologia e Hemoterapia do Hospital Materno-Infantil de Brasília (HMIB).  O acesso ocorre através do Sistema de Regulação da SES-DF (Panorama 2).

As pacientes são encaminhadas para o ambulatório regulado em Panorama 2, após as altas hospitalares ou pelos outros Núcleos de Hematologia e Hemoterapia.

 

4. Fundação Hemocentro de Brasília: 

O serviço de referência para pacientes com suspeita ou diagnóstico de coagulopatias hereditárias (para TODAS as idades) é o Ambulatório de Coagulopatias Hereditárias da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB). O acesso ocorre através do Sistema de Regulação da SES-DF (Panorama 2).

Os pacientes são encaminhados para o ambulatório pelas UBS, após as altas hospitalares ou pelos outros Núcleos de Hematologia e Hemoterapia. 

 

5. Hospital de Base – IGESDF: 

Pacientes adultos com diagnóstico (critérios já especificados pela SES-DF) de neoplasia hematológica são encaminhados pelo especialista para o Ambulatório de Hematologia do Hospital de Base – IGESDF (HB). Pacientes internados em outras Regionais seguem fluxo especifico para transferência a enfermaria da Hematologia do HB.

 

Os pacientes são encaminhados para o ambulatório do HB pelos outros Núcleos de Hematologia e Hemoterapia ou após a alta pelos médicos assistentes (sob orientação dos Hematologistas da Regional) ou pelos próprios Hematologistas do Hospital.