Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/02/14 às 15h27 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Hemodinâmica do Hospital de Base é referência no DF

COMPARTILHAR

Serviço funciona em três turnos e já realizou mais de 4 mil procedimentos

O setor de hemodinâmica do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) é referência em vários tipos de exames e atende 24 horas. A criação do serviço de hemodinâmica com terceiro turno de trabalho em 2013 possibilitou atendimento ininterrupto. Ele realiza exames de cateterismos, angiografias (tipo de exame vascular); estudos eletrofisiológicos; angioplastia, angiografia cerebral; drenagem biliar percutânea (procedimento em que um cateter é colocado através da pele no interior do fígado para drenar a bile); embolização (oclusão dos vasos, visando diminuir a vascularização de uma região), entre outros.

Em 2013, foram realizados mais de quatro mil exames no setor e a expectativa é que esse número aumente em 15% em 2014. “A criação do terceiro turno da hemodinâmica foi um ganho essencial para o hospital, pois como referência em vários serviços e com Centro de Trauma na emergência, o atendimento se tornou mais eficiente e eficaz e passa a atender cada vez melhor a população”, afirma o diretor do HBDF, Julival Ribeiro.

Serviço

O atendimento na Hemodinâmica funciona todos os dias, inclusive aos sábados e domingos com terceiro turno (noturno e madrugada) para realizações de exames de pacientes.

As marcações de exames são incluídas no sistema de regulação da SES/DF e podem ser feitas na DDI – Setor de Regulação do HBDF ou postos de saúde. Exames da vascular, angioplastia e cateterismos são marcados diretamente no setor, localizado no ambulatório do HBDF. Exames ambulatoriais diversos, devem ser marcados na regulação de segunda-feira à sexta-feira, de 7h às 19h.

Por Alessandra Franco, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226