Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/02/21 às 18h20 - Atualizado em 12/03/21 às 17h40

Hepatite C

COMPARTILHAR

A hepatite C tem cura. O tratamento da doença é feito com os chamados antivirais de ação direta (DAA), que apresentam taxas de cura de mais 95% e são realizados, geralmente, por oito ou 12 semanas. Os DAA revolucionaram o tratamento da hepatite C, possibilitando a eliminação da infecção.

 

Todas as pessoas com infecção pelo HCV podem receber o tratamento gratuito pelo SUS. O médico, tanto da rede pública quanto suplementar, poderá prescrever o tratamento seguindo as orientações do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C e Coinfecções (PCDT Hepatite C) do Ministério da Saúde. Os pacientes na fase inicial da infecção podem ser tratados nas UBSs, sem a necessidade de consulta na rede especializada para dar início ao tratamento.

Sintomas

 

Nem sempre a infecção por esses vírus apresenta sinais e sintomas, mas quando presentes, incluem frequentemente febre, fraqueza, mal estar, dor abdominal, enjoo/náuseas, perda de apetite, urina escura, icterícia (olhos e pele amarelados) e fezes esbranquiçadas.

 

Transmissão

 

A hepatite C é transmitida pelo sangue (via parenteral, percutânea e vertical), sêmen e secreção vaginal (via sexual). A transmissão pode ocorrer pelo compartilhamento de objetos contaminados, como lâminas de barbear ou depilar, escovas de dente, alicates e acessórios de manicure e pedicure, materiais para colocação de piercing e para confecção de tatuagens, materiais para escarificação da pele para rituais, instrumentos para uso de substâncias injetáveis, inaláveis (cocaína) e fumadas (crack).

 

Pode ocorrer a transmissão também em acidentes com exposição a material biológico, procedimentos cirúrgicos, odontológicos, hemodiálise, transfusão, endoscopia, entre outros, quando as normas de biossegurança não são respeitadas.

Mundo

 

Estima-se que, aproximadamente, 175 milhões de pessoas estejam infectadas com o vírus da hepatite C (HCV).

 

Tratamento

 

Acesse aqui onde retirar medicamentos e o que é necessário levar.