Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/05/14 às 15h28 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

HMIB inicia programa de apoio à amamentação

COMPARTILHAR

Grupo marcará encontros presenciais e virtuais para tirar dúvidas

O Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) inicia, nessa quarta-feira (21), suporte psicológico sobre a amamentação por meio do grupo de apoio a maternidade e paternidade (GAMP). O primeiro encontro será uma roda de conversa sobre amamentação às 14h30, no Centro Pedagógico do hospital.

Para a psicóloga responsável pelo grupo, Clarissa Kahn, a gestação e o pós-parto ainda são vistos pela sociedade como um momento em que não é possível expressar sofrimento, angústias e ansiedades. A mulher desenvolve um sentimento de culpa por não estar conseguindo amamentar e é pressionada pela família e amigos, com isso, acaba não tendo apoio emocional que precisa.

“Esse grupo tem o objetivo de proporcionar um espaço de escuta que possa permitir apoio psicológico, troca com as outras mães e pais, e o acesso às informações corretas sobre os assuntos”, explica Clarissa.

A psicóloga ainda relata que, com o grupo, espera-se a construção de uma rede de apoio saudável para as mães e pais para abordar livremente os temas que mais geram confusão após o parto como, por exemplo, o ganho de peso do bebê, a pega correta durante a amamentação e a livre demanda.

O encontro será presencial e ocorrerá uma vez por mês. As mulheres interessadas devem encaminhar e-mail paragamphmib@gmail.com, as vagas são destinadas preferencialmente às mulheres que foram ou são doadoras de leite e participantes do grupo Chá de Parto do HMIB. Para entrar no grupo será realizada pequena anamnese pela equipe de psicologia.

Além dos encontros presenciais, será mantido um grupo virtual por meio do e-mailgamphmib@googlegroups.com. Ainda temos a internet com muitas informações não baseadas em evidências científicas que mais atrapalham do que ajudam, deixando a mãe (e a família) mais confusa” finaliza Clarissa.

Dúvidas

O “Chá de Parto” é um projeto que tem como objetivo tirar dúvidas, trocar experiências e explicar às gestantes e aos acompanhantes os recursos que facilitam o nascimento do bebê e as terapias que controlam o medo, ansiedade e dor durante o parto. Os encontros serão realizados quinzenalmente, sempre às sextas-feiras, das 14h às 17h. Em cada oficina serão abordados temas diferentes. Qualquer mulher que esteja grávida pode participar, basta se inscrever pelo e-mail chadeparto@gmail.com ou ligar para o número: (61) 9211-0681.

Por Ana Luiza Greca da Cunha, da Agência Saúde DF