Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/02/14 às 11h47 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Hospital Materno Infantil realiza oficina para gestantes

COMPARTILHAR

Ação ocorrerá quinzenalmente

Uma oficina integrativa para gestantes será realizada nesta sexta-feira (21), das 14h às 17h, no Centro Pedagógico do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), localizado na 608 Sul.

Batizado de “Chá de Parto”, o projeto idealizado pela enfermeira obstetra, Lissandra Martins, tem o objetivo tirar dúvidas, trocar experiências e explicar às gestantes e acompanhantes os recursos que facilitam o nascimento do bebê e as terapias que controlam o medo, ansiedade e a dor durante o parto.

“O Chá de Parto é um espaço vivencial para trocar experiências, aprofundar os conhecimentos e treinar o corpo e a mente para uma vivência mais ativa e consciente do processo do parto, nascimento e maternidade”, comenta.

Segundo a enfermeira, o trabalho é importante para reforçar os recursos que facilitam a mulher a ter um parto humanizado, reduzir os índices de cesarianas e melhorar a condição dos bebês recém-nascidos. “Se elas tiverem em harmonia com o corpo e a mente, terão um parto mais tranquilo e a criança nascerá mais saudável”, relata Lissandra.

Os encontros serão realizados quinzenalmente, sempre as sextas-feiras das 14h às 17h. Em cada oficina serão abordados temas diferentes. Qualquer mulher que esteja grávida pode participar, basta se inscrever através do e-mail: chadeparto@gmail.com ou ligar para o número: 9211-0681.

Nesta sexta-feira, os temas abordados serão: a importância do papel do acompanhante, parto ideal X parto real, percepção do parto, as fases e recursos que facilitam o nascimento do bebê, benefícios do uso da bola e do “cavalinho”, uso da água, posturas, movimentos, trabalhos da pelve e do corpo, simulações de relaxamento corporal, respiração consciente e massagem.

O próximo encontro ocorrerá no dia 7 de março, onde serão tratados assuntos como ambiente, ninho, proteção, modelos de atenção ao parto, ambiência, redução dos estímulos, focalização, concentração, visualização e hipnoterapia: o lugar seguro.

Por Ludmila Mendonça, da Agência Saúde DF
Atendimento à Imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226