Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/06/13 às 13h36 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

HMIB sedia audiência pública sobre Implementação da Maternidade Saudável no DF

COMPARTILHAR

Hospital foi escolhido para sediar a audiência por ser de ensino e referência

A Câmara Legislativa do Distrito Federal, por iniciativa da deputada Arlete Sampaio, realizou na manhã de segunda-feira (17), no auditório do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), uma audiência pública para debater a Implementação da Maternidade Saudável no Distrito Federal.

Segundo a deputada Arlete Sampaio, o HMIB foi escolhido para sediar a audiência por ser um hospital de ensino e referência. “O HMIB congrega diversas ações (assistência, ensino e pesquisa) voltada à saúde da mulher e da criança as quais constituem referência para a Rede Cegonha, que é estratégia do Ministério da Saúde operacionalizada pelo SUS, fundamentada nos princípios da humanização e assistência integral à saúde da mulher e da criança”, comenta a deputada.

Durante o debate foi discutida a importância de a mulher receber um tratamento especializado durante o pré-natal, com inclusão da família, além de tentar resgatar as práticas do parto normal. A Coordenadora da Regional Sul, Roselle Bugarin Steenhouwer, explica que o trabalho de humanização ajuda a mulher a ter uma gravidez mais tranquila, saudável, além de incentivar a família a participar desde o pré-natal até o parto.

Segundo a coordenadora do Programa de Assistência Integral a Saúde da Mulher (Paisme) da Regional Sul, Carla Martins, que participou da audiência, a oportunidade de discutir abertamente sobre essas questões ajuda a sensibilizar os profissionais e a população da importância de práticas que garantam uma maternidade de qualidade. “Foi um momento importante para tornar as maternidades um local de excelência em atendimento humanizado a gestante”, comenta.

Ludmila Mendonça