Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/05/18 às 12h30 - Atualizado em 15/08/18 às 13h30

Hospital da Criança de Brasília

Hospital da Criança de Brasília José Alencar

Superintendente-executivo: Renilson Rehem de Spuza

Superintendente-executivo adjunto: Gilson Andrade

Quem é quem e Organograma

Endereço: Setor de Áreas Isoladas Norte (SAIN), lt. 4B – Asa Norte, ao lado do Hospital de Apoio
Telefone: (61) 3025-8350


O Hospital da Criança de Brasília é de referência, ou seja, não atende emergência e todos os atendimentos são realizados com hora marcada. A criança atendida em um centro de saúde ou hospital da rede, que necessite de consulta especializada, será encaminhada pelo pediatra para marcação de consulta na Central de Regulação. Inaugurado em 23 de novembro de 2011, realizou mais de dois milhões e 757 mil atendimentos (2.757.279) até o final de março de 2018. Dentre eles, mais de um milhão e 641 mil exames laboratoriais (1.641.872) e de 442 mil consultas (442.811). O HCB atende, exclusivamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é gerido pelo Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (ICIPE). Conheça a História da Pediatria na Rede Pública do DF.

 

Serviços e especialidades

 

Marcação de consulta:

Para marcar consulta, os pais devem levar a criança a uma unidade da rede pública de saúde (centro de saúde, UBS, UPA, posto do Programa Saúde da Família ou hospital) para que o médico identifique se a criança necessita de atendimento especializado. Em caso positivo, o médico entregará ao responsável pela criança um formulário chamado Solicitação de Consulta de Especialidades Pediátricas. Com este formulário em mãos, o responsável deve procurar a recepção do serviço de saúde para fazer a marcação.

Telefone: (61) 3025-8350

 

A unidade oferece vagas em quase todas as especialidades pediátricas para consultas, como: alergia, anestesiologia, cardiologia, cirurgia pediátrica, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, genética clínica, ginecologia infanto-puberal, homeopatia, imunologia, infectologia, nefrologia, neurocirurgia, neurologia, onco-hematologia, ortopedia, pneumologia, psiquiatria e reumatologia.

 

Atende também casos de hemodiálise, diálise peritoneal, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, musicoterapia, terapia ocupacional, odontologia, farmácia, nutrição, enfermagem e serviço social, exames laboratoriais e de imagem (ecografia – com e sem doppler; ecocardiograma transtorácico, raio-X digital e tomografia computadorizada multislice de 64 canais), endoscopia digestiva alta e colonoscopias, eletroencefalograma, potencial evocado, eletroneuromiografia, espirometria, tilt-test, teste de esforço, holter, Mapa, curvas hormonais, phmetria esofágica, eletrocardiograma.

 

Saiba mais sobre o Hospital da Criança

 

Contrato de Gestão 001/2011 – Hospital da Criança

Contrato de Gestão 001/2014 – Hospital da Criança
Comissão de Acompanhamento do Contrato de Gestão – CACG