Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/12/17 às 18h42 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Hospital de Santa Maria inaugura Brinquedoteca Renato Russo

COMPARTILHAR

O espaço é voltado para atender crianças vítimas de violência sexual

BRASÍLIA (20/12/2017) – Crianças vítimas de violência sexual podem contar, agora, com o suporte da Brinquedoteca Renato Russo, inaugurada nessa terça-feira (20) no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). O espaço lúdico possui computadores, televisão, mesinha, tapete emborrachado, brinquedos pedagógicos, além de um grupo terapêutico psicossocial encarregado do atendimento.

A brinquedoteca foi criada pela parceria entre a Caixa Seguradora e a Organização Não Governamental (ONG) Amigos da Vida. Fundada pela mãe de Renato Russo, Carminha Manfredini, a entidade tinha como objetivo inicial, com a brinquedoteca, auxiliar crianças com HIV. Contudo, acabou ampliando o suporte para todas.

“Como no hospital o forte do atendimento não são crianças soro positivo e sim vítimas de violência, foi feita a parceria para inaugurar a brinquedoteca com esse viés. Esse espaço vai ajudar no atendimento das crianças, pois agora terão um local mais aconchegante e um atendimento de excelência”, afirmou o diretor do HRSM, Igor Silveira.

Além disso, também foi inaugurado, no hospital, um espaço de lactação para as mães alimentarem seus bebês, com poltronas e televisão.

A Brinquedoteca Renato Russo funciona no prédio anexo do HRSM, junto ao Programa de Atendimento a Vítimas de Violência (PAV). Além dessa, mais oito espaços semelhantes foram implementadas em hospitais e unidades de saúde do DF pela ONG, criada após Renato Russo ter contraído HIV e presenciado nos hospitais o sofrimento das crianças com a doença.

COLABORE – A brinquedoteca, enquanto espaço lúdico, auxilia no tratamento dos pacientes internados. Para doar brinquedos e livros, os interessados devem procurar o HRSM em horário comercial.