Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/06/14 às 20h27 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Hospital do Paranoá é referência em Cirurgias de Mão no DF

COMPARTILHAR

Hospital realiza até 240 procedimentos por mês

O Hospital Regional do Paranoá (HRPa) é referência no procedimento de cirurgia nas mãos no DF. Em 2013, o hospital realizou de 170 a 200 procedimentos por mês. Neste ano, o número subiu para cerca de 240.

O Chefe de Cirurgias do Hospital, Leonardo Gomes, comenta como essas cirurgias se tornaram especialidade da regional. “Em 2013, iniciou-se o serviço de cirurgias de mão na Secretaria de Saúde do DF (SES/DF). No começo, ele ficava no Hospital de Base (HBDF). Depois de algumas dificuldades, esse serviço foi transferido para o HRPa, onde tem feito muito sucesso. ”

O HRPa conta com 4 salas operatórias, que estão disponíveis para a realização de cirurgias de mão e outros tipos de procedimentos.

Procedimento

A cirurgia de mão é considerada uma especialidade médica recente. “O cirurgião de mão é considerado um ‘cirurgião regional’, pois é capaz de cuidar de todas as estruturas de uma região do corpo, como ossos, articulações, nervos, além de reconstruir pele e partes moles”, explica Leonardo.

Entre as causas mais comuns para cirurgia, destacam-se fraturas, lesões de tendões ou nervos periféricos e perdas de pele. “Podemos citar também malformações congênitas e artropatias”, complementa Leonardo.

As cirurgias podem necessitar de anestesia regional (membro superior inteiro fica anestesiado), mas grande parte das cirurgias é feita com anestesia local. O paciente costuma ter alta no mesmo dia da cirurgia.

Atendimento

O paciente vítima de traumatismo na mão deve procurar o ortopedista mais próximo, em hospitais e centros de saúde. Quando necessário, o ortopedista solicita parecer para Cirurgia da Mão. Assim que a necessidade da cirurgia é constatada, o paciente é encaminhado para o HRPa, onde o procedimento é realizado.

Paulo Cronemberger, da Agência Saúde DF