Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/02/15 às 11h10 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Hospital Regional de Planaltina oferece aulas de automassagem

COMPARTILHAR

Atividade ajuda a combater doenças

BRASÍLIA (11/2/15) – As aulas de automassagem são realizadas em grupos, às terças e quintas, das 8h às 9 horas, para todas as faixas etárias. A atividade é coordenada pelo Centro de Referência em Práticas Integrativas de Saúde (CERPIS) de Planaltina e atende servidores do hospital e a comunidade.

Segundo o médico acupunturista e terapeuta corporal, Marcos Freire, a técnica aplicada nas aulas é baseada na Medicina Tradicional Chinesa, que se destaca pela simplicidade, fácil aprendizado e eficácia do método. “É uma prática educativa de autocuidado, realizada pelo próprio praticante por meio de massagens nos pontos da acupuntura e em áreas específicas do corpo. Inclui também a prática de exercícios físicos e mentais”, explica ele.

As aulas de automassagem oferecem reflexos positivos na rotina dos alunos, além de oferecer um melhor convívio social e recuperação de alguma enfermidade. “Eu sofria muito com dores no corpo e esses exercícios me ajudaram”, destacou Petrolina Souza, de 60 anos, frequentadora das aulas.

Práticas Integrativas da Saúde – A Secretaria de Saúde do DF foi pioneira na implantação de Práticas Integrativas da Saúde. Atualmente, há 65 unidades de saúde e 140 profissionais capacitados para realizar aulas gratuitas para a população e os servidores das unidades de saúde.

Confira as unidades e atividades disponíveis