Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/03/16 às 18h57 - Atualizado em 30/10/18 às 15h14

Hospital Regional do Gama completa 49 anos

COMPARTILHAR

Unidade é referência para população do DF, GO, MG e BA

BRASÍLIA (11/3/16) – O Hospital Regional do Gama (hrg) completa, neste sábado (12), 49 anos de atividades. A unidade, que integra a Região Sul junto com Santa Maria, é referência para moradores não só do DF, mas também para municípios goianos, mineiros e da Bahia.

Essa população busca atendimento nas emergências de clínica geral, traumatologia e ortopedia, cirurgia geral, pediatria, obstetrícia, cirurgia vascular, oftalmologia e cardiologia. Somente em 2015, pouco mais de 206 mil pessoas foram atendidas nas especialidades emergenciais.

A unidade, considerada de média complexidade, tem capacidade para 500 leitos e é referência na rede pública de saúde do DF para tratamento de tuberculose. Para atendimento ambulatorial, o hospital oferece consultas nas especialidades de cirurgia geral, proctologia, oncologia ginecológica, pré-natal de alto risco, traumatologia e ortopedia, neurologia, pneumologia, mastologia, climatério, oftalmologia, geriatria, gastroenterologia, nefrologia, hematologia, endocrinologia, reprodução humana, reumatologia, além de odontologia, anestesiologia.

Em 2015 os serviços ambulatoriais realizaram 73.011 consultas. Os atendimentos laboratoriais somaram 803.776. O atendimento em radiologia foi de 30.576 exames e houve um total de 11.663 internações na unidade de saúde.

SERVIÇOS – O HRG possui também atividades complementares como serviço social, nutrição clínica, fisioterapia e terapia ocupacional. Além disso, tem o Projeto Gardênia, que atende pessoas em situações de violências; o núcleo de assistência domiciliar; o grupo de apoio a dependentes químicos; o núcleo de controle de infecção hospitalar; o banco de leite humano; os serviços de hematologia e hemoterapia; gerenciamento de leitos; gerenciamento de riscos e o serviço de ouvidoria.

Segundo o Superintendente da Região Sul, João Narciso Forte Neto, existe um projeto para a implantação da oncologia clínica no HRG, que vai beneficiar os moradores de Gama e Santa Maria. “Vamos montar no hospital um serviço que envolverá a oncologia geral com o suporte da reumatologia, da hemoterapia, reumatologia e também da infectologia”, todos os estudos para isso já estão sendo finalizados “, destacou.

HISTÓRIA – Em 1960, a população do Gama era de 10 mil habitantes. Eles eram atendidos em um ambulatório na subprefeitura. Com o aumento da população, criou-se, em 1961, um grande barracão de madeira no Gaminha (Setor Oeste) para atender à demanda.

Novas Instalações foram surgindo e em 12 de março de 1967, foi inaugurado oficialmente o Hospital Distrital do Gama, que mais tarde recebeu o nome de hospital regional.

A área física da unidade contava com 40 consultórios e 386 servidores para atender a cerca de 1,6 mil pessoas por mês. Hoje, a área total da unidade é 46.440 metros quadrados e conta com 2.514 servidores.