Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/05/14 às 18h51 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Hospital São Vicente de Paulo comemora 38º Aniversário

Referência no tratamento a pacientes com transtornos mentais

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) celebra no próximo domingo (18), 38 anos de inauguração. As comemorações acontecerão nesta sexta-feira (16). Será oferecido café da manhã à comunidade na cantina do HSVP e, no período da tarde, na Emergência, o Projeto Doida de Pedra fará apresentação de dança cigana. O evento também faz referência aos Dias da Luta Antimanicomial (18/5), do Assistente Social (15/5) e da Enfermagem (12/5).

Localizado na Área Especial nº1, em Taguatinga Sul, o hospital registra uma média mensal de 2.767 atendimentos em Psiquiatria. No ano passado foram contabilizados 30.440 atendimentos nessa área.

Único na rede pública especializado no atendimento a pacientes com transtornos mentais, o HSVP foi criado em 1976 e conta com atendimento ambulatorial e de emergência. Também oferece o Pronto Socorro Dia – programa de atividades terapêuticas e ocupacionais direcionado aos pacientes da Emergência, realizado nos períodos matutino e vespertino.

Para o diretor do HSVP, Ricardo de Albuquerque Lins, o hospital tem a missão de prestar assistência e promover a reabilitação psicossocial do portador de sofrimento psíquico e pela elaboração de plano terapêutico executado por uma equipe multidisciplinar. “Além disso, é responsável pela formação especializada de profissionais de saúde, servindo como campo de estágio para os cursos de saúde das diversas faculdades do DF, assim como participa e desenvolve propostas para a humanização e ampliação da cobertura assistencial em Saúde Mental”, acrescenta.

O diretor comenta ainda que o hospital é referência no DF e  Entorno para o tratamento e acompanhamento de pessoas adultas portadoras de transtornos mentais. “ O HSVP é classificado como uma das duas unidades públicas de internação psiquiátrica do DF e a que detém o maior número de leitos (83)”, afirma Ricardo. A segunda é o Hospital de Base (HBDF), com 36 leitos.

Compõem o quadro funcional da unidade, 370 servidores, entre eles médicos psiquiatras, do trabalho e residentes, equipes de enfermagem, administrativa e de manutenção, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas, motoristas e bibliotecária. 

O HSVP oferece serviços, tais como: atendimento médico psiquiátrico ambulatorial, emergencial e de internação, de psicologia, nutricão, Programa Vida em Casa (assistência domiciliar a pacientes com transtornos mentais crônicos com dificuldade de locomoção), fisioterapia, grupo de acompanhamento pós-internação, terapia ocupacional, serviço social, dispensação de medicamentos e Programa de Apoio Matricial. Esse último é desenvolvido por uma equipe composta por psicólogo, médico e auxiliar de enfermagem do HSVP que visita os centros de saúde para orientar os profissionais sobre o atendimento aos pacientes com transtorno mental leve.                 

Por ser um hospital especializado, o acesso aos serviços do HSVP ocorre da seguinte forma:

1- Emergencial – pelo encaminhamento dos Hospitais Regionais, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). 

2- Ambulatorial – o agendamento de consulta em psiquiatria é feito pelos centros de saúde.

A Emergência funciona 24h, todos os dias e o Ambulatório de 7h às 12h e de 13h às 18h, de segunda à sexta-feira.  

Melhorias

Dentre as ações realizadas pela atual gestão no HSVP destacam-se: melhorias no fluxo de atendimento; aquisição de mobiliário; pintura; implantação de novos serviços como a Sala de Visita, Medicina do Trabalho, atendimento em Fisioterapia, Programa de Apoio Matricial e Pronto Socorro-Dia.

Outras informações no link

http://www.saude.df.gov.br/component/content/article/275-hsvp/272-hsvp.html

Por Patrícia Kavamoto, da Agência Saúde DF 

Foto Gerson Lucas