Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/06/14 às 14h49 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

HRAN finaliza reformas, amplia e moderniza setores

COMPARTILHAR

Obras foram Pronto-Socorro, Queimados e Emergência Odontológica

O Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) finalizou as obras de ampliação do Pronto-Socorro (PS), Unidade de Queimados e a Sala de Emergência Odontológica em tempo recorde. As obras tiveram início no dia 26 de maio e foram encerradas no último dia 13. O objetivo foi ampliar o espaço de trabalho para o servidor, proporcionar conforto aos pacientes internados e acompanhantes.

Há mais de dez anos essas unidades não passavam por reformas. Segundo o coordenador-geral de Saúde da Asa Norte (CGSAN), Renato Teixeira, a finalidade é melhorar a assistência ao paciente e as condições de trabalho aos servidores do HRAN. “A ampliação e restruturação do PS visa oferecer melhores acomodações aos pacientes, celeridade nos procedimentos, maior satisfação do público pelas melhorias nas acomodações (leitos eletrônicos) e fluidez no atendimento”, disse.

A sala de medicação e observação do PS foi ampliada e ganhou aparelhos e móveis mais confortáveis. São 18 cadeiras novas acolchoadas e reclináveis com suporte para soro e medicação e bicos de oxigênio. Nessas cadeiras os pacientes são acomodados e monitorados pela equipe de enfermagem enquanto é definido o próximo procedimento (alta ou internação).

O coordenador também destaca as melhorias na Unidade de Queimados. O terceiro andar do hospital, onde são internados os queimados, recebeu uma nova sala de banho e curativos, camas elétricas, que facilitam o trabalho dos enfermeiros e auxiliares de enfermagem, portas largas e adaptadas às diversas necessidades dos pacientes e pintura. Enquanto a reforma era feita, os pacientes recebiam o atendimento no sétimo andar.

Na Sala de Emergência Odontológica foi trocado o piso, a pia e a pintura. Uma nova bomba de sucção a vácuo também foi instalada substituindo a antiga, que estava obsoleta. “Com esse aparelho nós reduzimos o tempo para finalizar os procedimentos. A estrutura também está moderna e bonita”, comemora a coordenadora da Unidade de Odontologia do HRAN, Themis Lima.

Além das reformas, a CGSAN também adquiriu poltronas para o Banco de Sangue do HRAN, trocou dois geradores de energia, três aparelhos de autoclave (para a esterilização de materiais cirúrgicos) e adquiriu um aparelho de ecografia. Outra novidade é a criação da sala de procedimento para pequenas cirurgias, como a retirada de verrugas. A chefe do Núcleo de Patologia Clínica do HRAN, Adriana Fernandes, disse que “só com esses aparelhos podemos esterilizar os materiais que serão utilizados e os que serão descartados”.

A Secretaria de Saúde do DF pretende reformar e modernizar o Pronto-Socorro da Cirurgia Geral e Unidade de Radiologia ainda este ano.

Lucas Carvalho, da Agência Saúde DF