Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/12/15 às 18h42 - Atualizado em 30/10/18 às 15h13

Hran reinaugura brinquedoteca em comemoração aos 31 anos da unidade

COMPARTILHAR

Também houve apresentação de músicos, corte de bolo e distribuição de brinquedos feita pelo Papai Noel

BRASÍLIA (4/12/2015) – Uma brinquedoteca mais colorida e, agora, com livros e brinquedos novos para as crianças internadas no Hospital Regional da Asa Norte foi reinaugurada, nesta sexta-feira (4), em comemoração aos 31 anos completados pela unidade. Além da repaginação do espaço, os pacientes e servidores comemoraram a data com corte de bolo, massoterapia, maquiagem e apresentação musical do corpo de bombeiros.

Gisliane Quaresma, 26 anos, é mãe de Sabrina Lorena, de 5 anos, internada em razão de uma infecção na face. Para ela, o local se tornará uma grande atração para as crianças que estão longe de casa.

“Para as crianças esse espaço é um presente, porque elas ficam nervosas e agoniadas em ter que permanecer aqui tanto tempo e apenas dentro do quarto”, disse a mãe, ao lado da filha, que também ganhou uma das bonecas distribuídas pelo Papai Noel durante o evento.

A Brinquedoteca funcionava há 11 anos e foi reformada em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Amigos da Vida, presidida por Christiano Ramos. O presidente conta que há outras oito brinquedotecas fundadas pela ONG, que foi criada após ele ter desenvolvido HIV e ter presenciado nos hospitais o sofrimento das crianças com a doença.

“Criamos a brinquedoteca com apelo para as criança com HIV, mas acabamos ampliando para todas. Sabemos que o espaço é bonito, mas a principal beleza é ajudar a crianças a ter uma qualidade de vida melhor e reduzir o seu sofrimento”, disse.

“O voluntariado é um trabalho imenso e, aqui, ele é em nome da vida”, disse a colaboradora do governo e esposa do governador, Márcia Rollemberg. “Essas parcerias são fundamentais porque mais importante que uma obra pública e a união de pessoas dedicadas para trazer a alegria para as crianças. Assim, elas podem sair daqui e se lembrar de bons momentos e não apenas da doença”, completou o secretário de Saúde, Fábio Gondim.

A madrinha das brinquedotecas, mãe de Renato Russo, Carminha Manfredini, também participou da inauguração. “Nós pretendemos dar um pouco de alegria para essas crianças e auxiliar na sua recuperação. Cada espaço desse representa um auxílio muito grande não só para crianças com HIV, mas qualquer criança que estiver internada”, disse.

APELO EDUCACIONAL – Na brinquedoteca, as crianças são atendidas por pedagogas cedidas pela Secretaria de Educação. Além de desenvolver atividades lúdicas, a pedagoga, Caren Queiroz, destaca que o espaço tem o grande objetivo educacional de evitar a evasão escolar e a reprovação por falta de orientação aos pacientes crônicos que internam sucessivas vezes e perdem as aulas na escola.

“Nós ligamos nas escolas para ver quais atividades as crianças estão perdendo naquela ocasião. Conversamos com o responsável para ir até a escola e buscar as tarefas. Aqui, fazemos as atividades e o acompanhamento”, disse, ao contabilizar que são 30 leitos infantis e o número de atendimentos depende da quantidade de crianças internadas. Os pacientes têm entre zero e 12 anos.

Galeria de fotos