Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/08/15 às 20h29 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

HRC completa 34 anos de funcionamento

COMPARTILHAR

Atividade científica marca a data

BRASÍLIA (28/8/15) – O Hospital Regional de Ceilândia (HRC) completou 34 anos de funcionamento nesta quinta-feira (27). Para lembrar a data, foi realizada a I Jornada Acadêmica, envolvendo internos e residentes de medicina, enfermagem e nutrição e o I encontro de Psicologia da Saúde, entre os dias 24 a 28.

Para o coordenador geral de saúde de Ceilândia, Fernando Araújo, o HRC está mudando o seu perfil, agregando o ensino à assistência e, com isso, todos ganham, desde o interno (graduando em medicina), os residentes (que fazem uma especialização na área da saúde) e, principalmente, a população porque o empenho é na busca de um atendimento de qualidade aliando conhecimento e novas tecnologias.

Atualmente o HRC é campo de estágio para várias categorias e tem na parceria com as universidades Católica e de Brasília apoio técnico e financeiro para desenvolver atividades científicas e até obras nas instalações físicas, a exemplo do espaço recém-criado para abrigar um centro de estudos para os residentes de nutrição, enfermagem e medicina. Também está em andamento a reforma e ampliação da farmácia hospitalar.

O HRC presta assistência à saúde para a maior região administrativa do Distrito Federal. Com seus 33 leitos para internação é pequeno, mas realizou quase 200 mil atendimentos ambulatoriais e de emergência, 1.934 cirurgias e 3.939 partos no primeiro semestre de 2015.

Na emergência do hospital são realizados atendimentos de clínica médica, cirurgia geral, ortopedia, odontologia, ginecologia e obstetrícia e pediatria. No ambulatório são oferecidas 15 especialidades, além de fisioterapia e outros serviços como centro de referência para DST/Aids e acolhimento a vítimas de violência.