Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/11/13 às 12h21 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

HRG realiza 1ª Semana do Autocuidado para pacientes da Tisiologia

COMPARTILHAR

Alerta para a importância de manter hábitos saudáveis

A terapia ocupacional do HRG, em parceria com a unidade de odontologia, serviço social e equipe de enfermagem na unidade de tisiologia, começou na segunda-feira (18), a I Semana do Autocuidado, voltada para os pacientes internados na Tisiologia. O evento vai até a sexta-feira (22), de 15h as 17h.

Segundo a organizadora da ação, a terapeuta Jaqueline Santiago, a iniciativa pretende sensibilizar os pacientes com tuberculose e seus acompanhantes, quanto à importância de se manter hábitos saudáveis. “Estamos orientando os pacientes tuberculosos e seus acompanhantes e familiares quanto à higiene pessoal e à saúde bucal durante a hospitalização para que essa prática possa ser mantida, também, fora do ambiente hospitalar”, informou a terapeuta.

O serviço de Tisiopneumologia do Hospital do Gama é a unidade de referência da região centro-oeste, quanto ao atendimento a tuberculosos e recebe pacientes de todo o Distrito Federal e também de outros estados que necessitam de internação.

Segundo o pneumologista Paulo Rodrigues de Oliveira, responsável pelo setor, cerca de cinqüenta por cento das internações são ocasionadas por questões sociais como condições precárias de vida, deficiência alimentar, baixa escolaridade, alcoolismo, drogas, dentre outros.

Até sexta-feira, além das orientações sobre como ter qualidade de vida e manter hábitos saudáveis, os profissionais distribuirão kits odontológicos e também haverá apresentações culturais e cortes de cabelo.

Por Eliane Simeão, da Agência Saúde DF
Atendimento à Imprensa
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226