Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/05/14 às 14h03 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Hospital do Guará inicia campanha de higiene das mãos

COMPARTILHAR

A educação na limpeza é para todos os setores

O Núcleo de Controle de Infecção do Hospital Regional do Guará (HRGU) iniciou a campanha alusiva ao Dia Mundial da Higienização das Mãos, celebrado em 05 de maio e ao Dia Nacional de Controle das Infecções Relacionadas à Assistência IRAS, 15 de maio. Com o tema “Se não atuarmos hoje não haverá cura amanhã”, o núcleo vem reforçar a higiene das mãos como medida primordial para a prevenção e controle das infecções.

A área já espalhou nos murais informações sobre higienização das mãos e os cinco momentos mais importantes da assistência e de limpeza das mãos. Na segunda-feira, será o dia “D” com distribuição de material informativo, adesivos e sensibilização nas unidades. A equipe irá visitar cada setor reforçando os cinco passos essenciais para evitar IRAS entre outras ações.

A chefe do Núcleo de Controle de Infecção do Guará, Svetlania Xavier, destaca ser fundamental a educação para os cinco momentos para a higiene das mãos bem como sua disseminação. “Esse ato é importante porque proteger os pacientes contra os patógenos resistentes e tem o poder de salvar vidas, reduzindo as IRAS e reforçando a segurança dos pacientes nos serviços de saúde”, afirmou.

O dia 5 de maio foi definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2014 dentro do primeiro desafio global para a segurança do paciente “Uma Assistência Limpa é uma Assistência mais Segura”. O foco da OMS, apoiado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa/MS), está direcionado para o destaque do papel da higiene das mãos no combate aos micro-organismos multirresistentes.

Por Érika Bragança, da Agência Saúde DF