Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/04/14 às 21h56 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Saúde de Planaltina promove encontro de cuidadores

COMPARTILHAR

Informações e descontração marcaram o evento

“O Núcleo Regional de Atenção Domiciliar de Planaltina tem prestado grande assistência a minha família, o médico vai até a minha casa, me auxilia com a medicação, realiza o acompanhamento com os meus filhos, a Thais de Souza, 16 anos, e o Daniel Rosenda de Souza, 12 anos, ambos sofrem de Epidermólise bolhosa. Não tenho palavras para agradecer o carinho, a orientação, o cuidado que a equipe tem dispensado aos meus filhos nessa caminhada, são anjos que Deus enviou para me ajudar e amenizar a minha dor”,relata Mariene Soares, mãe e cuidadora.

O Hospital Regional de Planaltina (HRPl) promoveu nesta terça-feira ( 29), o encontro de cuidadores, um evento organizado pelo Núcleo Regional de Atenção Domiciliar (NRAD), que visa proporcionar um momento de distração e de informação para os cuidadores.

Os cuidadores participaram de palestra sobre pressão alta, exercícios de alongamento, automassagem, sorteio de brindes, corte de cabelo e lanche.
Noélia Alves, mãe e cuidadora de Divino Henrique Alves, elogia o atendimento da equipe com o seu filho de16 anos que teve paralisia cerebral, “eles são ótimos, nas horas mais difíceis me socorreram, gosto muito das visitas, me sinto segura”, diz.

O NRAD conta com uma equipe de fisioterapeutas, terapeutas, médicos, enfermeiros, assistente social, nutricionistas e auxiliar de enfermagem, e atende pacientes com casos de acidente vascular cerebral, câncer, traumatismo, paralisia cerebral, paraplegia, entre outros.

O chefe do NRAD de Planaltina, Helder Fonseca, destaca a importância do programa. “Nós ajudamos os pacientes dando uma sequência ao tratamento fora do hospital e proporcionando-lhes o convívio com a família,” informa.

Além das visitas, outra atividade da equipe é treinamento dos cuidadores – na maioria, familiares – quanto ao uso das medicações via oral, a higienização pessoal, a alimentação e outros procedimentos a serem adotados na recuperação do paciente.

O Programa de Internação Domiciliar da Secretaria de Saúde do DF é responsável por prestar assistência domiciliar aos pacientes com quadro clínico crônico e agravado e que necessitam de cuidados específicos. Este tratamento é realizado na própria casa do paciente. De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, o programa conta com 16 equipes, nas coordenações regionais de saúde no DF.

Por Tatiane Gomes, da Agência Saúde DF