Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/11/16 às 19h01 - Atualizado em 30/10/18 às 15h16

I Jornada de Saúde Mental do HSVP tem plateia cheia

COMPARTILHAR

Cerca de 60 pessoas participaram do evento que apresentou o trabalho da equipe multidisciplinar que atua na unidade

BRASILIA (10/11/16) – Cerca de 60 pessoas de um total de 100 inscritos participaram, nesta quinta-feira (10), da I Jornada de Saúde Mental do Hospital São Vicente de Paulo. Foram selecionados para participar, em sua maioria, estudantes e residentes que irão atuar na área. O objetivo do evento foi apresentar aos servidores da Secretaria de Saúde e à comunidade em geral o trabalho desenvolvido pela equipe multidisciplinar da unidade.

“Queremos mostrar que não fazemos com o paciente apenas o tratamento medicamentoso. Eles são tratados para serem reinseridos na sociedade”, observa a fisioterapeuta e idealizadora da jornada, Camila Benarrós.

Foram oferecidas oito palestras, com temas referentes às áreas que compõem a equipe multidisciplinar: fisioterapia, nutrição, terapia ocupacional, psicologia e assistência social, além da atuação de médicos e enfermeiros.

Atraída pela temática, a residente em enfermagem Bárbara de Caldas diz ter achado interessante tudo que foi abordado nas palestras. “Trouxeram coisas da nossa rotina e que vão facilitar nossa assistência ao paciente”, frisou. Para ela, um dos temas que mais chamou a atenção foi o das oficinas terapêuticas. “Nos mostraram formas lúdicas de lidar com os pacientes, para mudar a rotina da internação”, destacou.

Foram abordados ainda a segurança do paciente, aspectos nutricionais dos pacientes psiquiátricos e as emergências psiquiátricas. Outra questão abordada foi o declínio cognitivo dos idosos em interface com a psiquiatria, temática que agradou a Cleusa Rezende, do Centro de Convivência e Atenção Psicossocial (Mansão Vida).

“Eu desconhecia o fato de que esse trabalho era desenvolvido aqui no hospital e que tem, inclusive, profissionais especializados na área”, disse. Ela ressaltou que todos outros assuntos abordados estão atuais e fazem parte do dia a dia de quem trabalha com o paciente psiquiátrico.

De acordo com a diretora do HSVP, Vanessa Luiz, o evento foi importante para mostrar à população e aos estudantes – maioria do público presente na jornada – que a unidade está longe de ser um manicômio. “Aqui não é um depósito de gente. As pessoas vêm, recebem atendimento multidisciplinar, e podem voltar a conviver em sociedade”, finaliza.

Veja as fotos aqui