Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/08/13 às 19h16 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Idosos assistem palestra sobre Prevenção de Doenças Respiratórias no Guará

COMPARTILHAR

O Programa Integral à Saúde do Idoso (PAISI) do Centro de Saúde nº 01 do Guará promoveu nesta sexta-feira (30) a palestra “Prevenção de Doenças Respiratórias”, com o médico Ademir Gomes. O encontro aconteceu no auditório do hospital regional e teve como objetivo alertar e esclarecer as diferenças entre as doenças e como evitá-las. 

Segundo o Ministério da Saúde, as doenças do aparelho respiratório como, por exemplo, a pneumonia e DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica, como o enfisema e a bronquite crônica) são a segunda principal causa de morte de idosos. A principal as doenças do aparelho circulatório (derrame, infarto e hipertensão arterial).

Durante a palestra, o médico Ademir Gomes elencou as doenças mais frequentes. Entre elas foram listadas pneumonia, gripe e resfriado, tuberculose, asma e enfisema pulmonar. Foram abordadas as principais causas, os sintomas e formas de contágio. Gomes destacou ainda que para uma boa prevenção é necessário que o paciente tenha boa alimentação, hidratação, higiene adequada e não ser sedentário.

“O idoso faz parte do grupo de risco porque tem a imunidade baixa. Então precisa ter uma atenção redobrada. Palestras como essa vem reforçar e esclarecer dúvidas que geralmente vão parar no centro de saúde”, declarou. Segundo ele, há uma demanda considerável no acolhimento. A paciente Luzimar Nóbrega aprovou a iniciativa. “Pude esclarecer várias dúvidas, principalmente sobre a diferença de gripe e resfriado. Eu sempre participo para aprender mais sobre saúde”, afirmou.

A médica Rosângela Silva, coordenadora do Programa, também reforça que prevenção é o melhor caminho. “Trabalhar a informação e conceitos por meio de palestras e encontros é a melhor maneira de esclarecer os assuntos para o paciente”, afirmou.

O PAISI realizou a palestra em parceria com o Núcleo de Educação e o Grupo de Automassagem da Regional do Guará.

Érika Bragança