Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/07/19 às 11h50 - Atualizado em 16/10/20 às 12h32

Imunização (vacinação)

Descrição

 

A vacinação proporciona uma melhor qualidade de vida à população através da prevenção de doenças, neste sentido, o ditado popular “melhor prevenir do que remediar” se aplica perfeitamente à vacinação. Muitas doenças comuns no Brasil e no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da vacinação massiva da população. Poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche são só alguns exemplos de doenças comuns no passado e que as novas gerações só ouvem falar em histórias. (Ministério da Saúde, 2019)

_
A Vigilância Epidemiológica é a área responsável pela imunização (vacinação) do Distrito Federal. Além disso, o setor realiza um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.


Requisitos e Documentação necessária
Toda a população pode vacinar-se gratuitamente nas salas de vacinação localizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Distrito Federal. Para isso, basta comparecer a uma unidade básica de saúde com o cartão de vacinação em mãos.

Para quem perdeu o cartão de vacinação, a orientação é procurar a unidade básica de saúde onde recebeu as vacinas para resgatar o histórico de vacinação e fazer a segunda via. A ausência da Caderneta de Vacinação não é um impeditivo para vacinar, você receberá um registro de controle da vacinação (cartão), podendo atualizar mais tarde a Caderneta.
Ressalta-se que o cartão de vacinação é o documento que comprova a situação vacinal do indivíduo, devendo ser guardado junto aos demais documentos pessoais.


Formas de acesso
Para ter acesso a mais informações como: o Calendário Nacional de Vacinação; o endereço e o horário de funcionamento da sala de vacina da Unidade Básica de Saúde mais próxima de você e outras informações, acesse Imunização e Epidemiologia


Outros Serviços

 

Vacinação através da “Sala do Viajante”

Vacinação através do Centro de referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE)