Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/04/15 às 19h06 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Instituto de Saúde Mental recebe semana cultural

COMPARTILHAR

Poesia, teatro, exposições, música e cinema estão no roteiro durante os dias 13 a 17 de abril

BRASÍLIA (10/4/15) – O Instituto de Saúde Mental (ISM) de Brasília vai receber, entre os dias 13 e 17 de abril, sua I Semana Cultural. O evento é aberto ao público e contará com recital de poesia, teatro, cinema, apresentações culturais, exposição de artesanato, encontro de corais, oficinas de música e artesanato, danças de salão e cigana, apresentação de capoeira e de dança afro, trilha ecológica e prática integrativas e complementares em saúde.

O objetivo da semana é reunir em um só evento atividades que o ISM já promove ao longo de sua história, que visam proporcionar interação entre profissionais, pacientes, familiares e comunidade.

O projeto, fruto de parceria entre a Fiocruz, Secretaria de Saúde e Secretaria de Cultura do Distrito Federal, pretende colaborar para a valorização, qualificação e humanização dos ambientes de cuidado, além de mostrar a importância da saúde e da qualidade de vida para os servidores e usuários.

“O evento terá o apoio do Circuito de Ocupação Cultural e também atividades desenvolvidas pela Equipe do ISM juntamente com os pacientes, como a exposição dos trabalhos feitos no projeto Caco Terapêutico – trabalhos de cerâmica e mosaicos”, destaca o gestor do Circuito de Ocupação Cultural para a Saúde, Vittor Ibanes, da Subsecretária de Atenção à Saúde.

DENGUE- A Fiocruz Brasília também estará presente no evento, com foco na dengue. Com jogos lúdicos e educativos, os participantes devem identificar possíveis criadouros das larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, em um painel e em um jardim repleto de pneus, garrafas pet, vasos de plantas e caixas d'água. O objetivo é conscientizar a todos sobre os cuidados com a doença, já que os participantes se tornam agentes de saúde no combate à dengue.

Na ocasião, será lançada a Mostra Caco Terapêutico, oficina em saúde mental que iniciou com a busca da matéria-prima no lixão, restos de azulejos e MDF. Algumas peças de mosaico serão sorteadas entre os participantes. A Mostra ficará aberta durante toda a semana e haverá uma feira para venda dos produtos artesanais.

Serviço
I Semana Cultural do Instituto de Saúde Mental
Data: 13 a 17 de abril de 2015
Local: EPNB km 4, Área Especial, Avenida Sucupira, Granja do Riacho Fundo – Riacho Fundo I
Evento aberto ao público