Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/11/13 às 10h43 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

Interessados em doar órgãos podem retirar formulário no site da SES

COMPARTILHAR

Disponibilização de ferramenta agiliza processo de doação

 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES/DF) disponibiliza, no site, formulários para familiares de pacientes que desejem realizar doação de órgãos. Por meio do link http://www.saude.df.gov.br/outros-links/doacao-de-orgaos.html é possível ter acesso a documentos como Protocolo de Acompanhamento de Potencial Doador e o Termo de Declaração de Morte Encefálica.

Para a coordenadora da Central de Captação de Órgãos da SES/DF, Daniela Salomão, a disponibilização de ferramentas para apoiar quem está na ponta é uma maneira de agilizar o processo e garantir as boas práticas. “Isso, com certeza, acelera os trâmites, pois garante que a equipe médica tenha conhecimento e cumpra todo o processo sem retardamento”, sinaliza.

A SES/DF foi a primeira unidade da Federação a disponibilizar o serviço na internet. Para ser doadora, a pessoa deve informar à família o desejo e, de acordo com a legislação, não é necessário deixar documento escrito. Antes, os impressos eram disponibilizados via FAX, na ausência deste, o servidor da Central de Captação tinha que se deslocar até o hospital para levar os impressos pessoalmente.

O DF é o maior captador de doadores do país sendo 33 doações por milhão de pessoas. No primeiro semestre de 2013, as doações aumentaram 40% na comparação com o mesmo período do ano passado. O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, lembra que de janeiro a junho deste ano foram realizados 293 procedimentos e a expectativa é ultrapassar os números de 2012 até o final do ano. Em caso de dúvidas sobre os formulários, o cidadão pode entrar em contato pelo telefone 3315-1755.

Samara Neres