Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/03/18 às 20h08 - Atualizado em 6/03/18 às 20h14

Laboratórios

COMPARTILHAR

Na atenção básica, todas as regiões de saúde possuem os seus laboratórios para exames de rotina para o cidadão. Mas, a Saúde também conta com o Laboratório Central – DF (LACEN-DF) que realiza análises específicas em Saúde. Em sua estrutura organizacional possui seis Gerências, de Biologia Médica, de Controle de Qualidade de Produtos e Ambientes, de Medicamentos e Toxicologia, de Suporte Laboratorial, de Sistema da Qualidade e de Apoio Administrativo. Tudo para garantir à população do Distrito Federal o consumo de produtos saudáveis e de boa qualidade.

 

No Lacen-DF, como atividade de vigilância sanitária são verificados, por meio de diversas análises laboratoriais, a composição, estado de conservação, possíveis fraudes e contaminações químicas, microbiológicas e parasitológicas, bem como as informações constantes do rótulo e embalagem nas amostras de produtos alimentícios, medicamentos, cosméticos, material de higiene, desinfecção e limpeza, coletados nos estabelecimentos comerciais do DF, pelos fiscais da Vigilância Sanitária. 

 

O Laboratório Central também participa da investigação de surtos de doenças transmitidas por alimento e no controle e prevenção da cólera, com a pesquisa do vibrião da doença em alimentos, bebidas, águas e resíduos de esgotos sanitários, equipamentos e utensílios. Acompanha, com análises diárias, a qualidade da água utilizada em hospitais para hemodiálise. Em conjunto com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater-DF avalia, por meio de exames de toxicologia clínica, o nível de intoxicação dos trabalhadores rurais por agrotóxicos e metais pesados.

 

Exames da atenção básica realizados nos laboratórios regionais