Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/06/18 às 8h05 - Atualizado em 30/10/18 às 15h19

Lacen-DF recebe visitas internacionais e apoia disponibilização de curso

COMPARTILHAR

Visita buscou parceria para divulgação de curso – Foto: Matheus Oliveira

 

O Laboratório Central do Distrito Federal (Lacen-DF) recebeu a visita de um membro da Sociedade Britânica para Terapia Antimicrobiana (BSAC). A instituição busca parceiros no Brasil que ajudem a divulgar um curso em Programa de Gerenciamento para o Uso Racional de Antimicrobianos (Antimicrobial Stewardship Program) por meio da plataforma Curso Online Aberto e Massivo (MOOC).

 

O curso será gratuito e abrange todas as áreas envolvidas na antibioticoterapia: laboratório de microbiologia, farmácia clínica, controle de infecção, enfermagem, medicina, entre outras.

 

Entretanto, o curso é oferecido na língua inglesa, mas com possibilidade de tradução para o português brasileiro.

 

Para mais informações, consulte o site.

 

Essa não foi a primeira possibilidade de parceria entre instituições britânicas e o Lacen-DF. Em dezembro de 2017, o servidor Celio de Faria Junior, do Programa de Resistência Bacteriana do Lacen-DF, realizou uma visita técnica à Agência Inglesa de Saúde Pública (PHE).

 

A PHE é uma referência internacional no diagnóstico de muitos agravos, e tem como objetivos promover a saúde atuando no diagnóstico de doenças de grande impacto na saúde pública, intervir por meio das vigilâncias epidemiológica e sanitária em problemas emergentes e danosos à saúde. Além disso, faz pesquisas para melhorar a saúde e o bem-estar do país reduzindo, assim, as desigualdades na saúde.

 

A visita técnica foi promovida pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), Lacen-DF e Governo do Reino Unido (Foreign and Commonwealth Office – FCO).

 

Como resultado da visita, a unidade recebeu a cientista clínica PhD. Juliana Coelho, do Departamento de Referência de Bacteriologia, localizado em Londres, Inglaterra.

 

Essa parceria entre o Lacen-DF e a PHE tem por finalidade melhorar o diagnóstico de doenças infectocontagiosas, ampliar ainda mais o escopo analítico e, também, receber treinamentos que possam colocar o Lacen-DF como uma instituição de alto poder colaborativo a nível nacional, e até mesmo internacional.

 

Texto: Éricka Bragança, com informações do Lacen