Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/10/18 às 13h17 - Atualizado em 21/11/18 às 13h13

Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN)

Diretor: Jorge Antônio Chamon Júnior
Contato: 3225-5288/3226 – 0794

Endereço:
Email: lacen.df@gmail.com

 

O Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (LACEN-DF) é o laboratório de referência vinculado à Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal. O LACEN-DF tem como função básica realizar o diagnóstico laboratorial oportuno, seguro e rápido a fim de contribuir para o controle epidemiológico e sanitário de uma população.

 

No cumprimento de suas funções, ainda realiza diagnósticos clínicos e epidemiológicos a partir de amostras oriundas de pacientes suspeitos de doenças e atende à demanda analítica de produtos sujeitos à vigilância sanitária como alimentos, medicamentos e saneantes. O laboratório se constitui como uma unidade que participa ativamente das ações de saúde, integrado às discussões e decisões do SUS, cabendo-lhe a responsabilidade de garantir diagnósticos adequados e de qualidade, em tempo hábil, além de contribuir para o desenvolvimento de políticas nacionais para os laboratórios de saúde pública.

As análises realizadas no LACEN-DF podem ter caráter fiscal e de orientação sobre os produtos e serviços de interesse em vigilância sanitária. Essas análises visam verificar a ocorrência de desvios de qualidade de produtos (alimentos, medicamentos, cosméticos, saneantes e produtos para a saúde) ou matérias-primas analisados em programas de monitoramento, em análises de rotina ou em casos de denúncias, subsidiando as avaliações de risco sanitário.

A Diretoria do LACEN-DF tem como política estratégica a melhoria contínua da qualidade de seus serviços no cumprimento da sua missão, com o objetivo de garantir a oferta de serviços laboratoriais de qualidade, visando à melhoria do nível de satisfação de seus clientes.

 

*Imprima aqui a Carta de Serviços

 

 

SERVIÇOS PARA VOCÊ
Análises e Ensaios
Atualmente, o LACEN-DF realiza cerca de 250 análises, contemplando as áreas de biologia médica, medicamentos, toxicologia e controle de qualidade em produtos e ambientes.
Os tipos de ensaios / análises atualmente realizados no LACEN-DF evoluíram de acordo com as demandas de saúde da população, bem como da necessidade de adaptação aos novos métodos analíticos. O LACEN-DF vem passando por uma efetiva modernização da instituição, com o objetivo de ofertar uma maior variedade de ensaios com vistas à melhor garantia de controle da saúde da população. Esses serviços dependem de solicitação e encaminhamento médico nas unidades de saúde do Distrito Federal e/ou da ação “in loco” das vigilâncias sanitária e ambiental, para coleta dos materiais a serem analisados.
O LACEN-DF atua como Laboratório de Referência Regional para os diagnósticos laboratoriais de alguns agravos, tais como hanseníase, leptospirose, coqueluche, sarampo, rubéola, dengue, zika vírus, Chikungunya, difteria, enteroinfecções bacterianas (salmonelose, febre tifóide e cólera), febre amarela, meningites bacterianas, tuberculose, citomegalovírus, hantavirose, H1N1, HIV, contagem de células CD4+/CD8+, hepatites, e, ainda, infecções causadas por fungos que acometem pele, cabelo e unhas, helmintos e protozoários, tais como, malária, chagas, leishmaniose e filariose. Além de ações de controle da qualidade de alimentos, água de consumo humano, águas envasadas e não envasadas, águas de diálise e amostras ambientais, tais como solo e água de mananciais. Atua também complementando ações de investigação de surtos alimentares. Além do monitoramento terapêutico de medicamentos relacionados à saúde mental, transplantes e oncologia.

Requisitos:
As análises e ensaios são sem custos ao cidadão por ser serviço público de saúde.
No caso de coleta de material biológico o requisito será uma prévia consulta médica para que o cidadão possa ser encaminhado ao LACEN-DF ou a uma Unidade de Saúde do DF para a realização dos exames com o pedido médico em mãos.
No caso de ensaios de medicamentos e/ou analises de alimentos, o cidadão deverá procurar a Diretoria de Vigilância Sanitária e se for análise de água, a Diretoria de Vigilância Ambiental, para solicitar as referidas coletas e posterior encaminhamento ao LACEN-DF pelas respectivas diretorias para as análises.
Documentos necessários
Para coleta de material biológico o cidadão deve obrigatoriamente comparecer:
– Requisição médica;
– Documento de identificação pessoal com foto (exceto para recém-nascidos, que devem apresentar certidão de nascimento);
– Telefone para contato e cartão do SUS para coleta de material biológico.
Obs: Qualquer cidadão tem direito ao cartão do SUS, basta comparecer a um posto de saúde com documento de identificação pessoal e comprovante de residência que será realizado o cadastro.

Formas de prestação do serviço:
Atendimento presencial
E-mail: diretoria.lacendf@gmail.com e lacen.df@gmail.com
Local: via L2 Norte no endereço SGAN Quadra 601 lotes “O” e “P” – Asa Norte / Brasília-DF – CEP: 70.830-010.
Horário de atendimento: Dias úteis das 08h às 17h, com restrição para o turno da manhã para alguns exames.
linhas de ônibus 110 ou 115 saindo da Rodoviária do Plano Piloto, ou qualquer outra linha que acesse a L2 norte. Estacionamento para carros, motos e bicicletas.

Etapas e prazos:
As análises laboratoriais variam de acordo com suas especificidades, com os laudos sendo liberados entre 7 e 20 dias.

Normas e regulamentações: