Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/02/14 às 15h31 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Santa Maria tem programa que ajuda mãe e bebe na amamentação

COMPARTILHAR

Finalidade é apoiar moradoras de fora da cidade, que amamentam

Para melhor atender as mãezinhas que estão com filhos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, o Hospital Regional de Santa Maria implantou há cerca de 4 anos o programa Mãe Nutriz, com o objetivo de  O contato constante diminui o desgaste natural decorrente da hospitalização prolongada do recém- nascido na UTIN. Cerca de 8 mães estão no hospital por meio do programa.

A mãe que estiver interessada em fazer parte do Mãe Nutriz precisa preencher alguns critérios como não residir em Santa Maria e ter dificuldades financeiras para se deslocar, estar amamentando, ter uma postura colaborativa com a equipe da unidade entre outros. O programa tem um espaço próprio com cama e televisão e, além disso, existem atividades como reuniões multidisciplinares, grupos de apoio e psicoeducativo, orientações sobre amamentação e ordenha, além de atividades ocupacionais e de autocuidado.

A moradora de Planaltina-DF, Aline Pereira, mãe do recém-nascido Ítalo Emanuel conta como é participar do programa. “O Mãe Nutriz é importante porque proporciona a oportunidade de ficar perto do meu filho.” A mãezinha ainda elogiou a equipe. “Todos eles são muito atenciosos com a gente”.

Na rede de saúde do DF, os hospitais de Planaltina, Ceilândia, Taguatinga, Gama e o HMIB também possuem o programa Mãe Nutriz.

Por Larissa Gomes, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226