Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/05/20 às 11h11 - Atualizado em 25/05/20 às 11h13

Medicamentos – Diabetes

COMPARTILHAR

Para os pacientes com diagnóstico de diabetes, a SES-DF oferta gratuitamente, o acompanhamento da condição de saúde por meio de ações que podem prevenir complicações decorrentes do avanço dessa enfermidade, medidas para controle, tais como tratamento medicamentoso. Para o tratamento dessa condição de saúde, os medicamentos disponibilizados nas Unidades Básicas de Saúde são:

 

● Glibenclamida comprimido 5 mg
● Metformina comprimido 850 mg
● Gliclazida comprimido de liberacao prolongada 30 mg
● Gliclazida comprimido de liberacao prolongada 60 mg
● Insulina humana nph suspensao injetavel 100 ui/ml frasco-ampola 10 ml
● Insulina humana nph suspensão injetável 100 ui/ml sistemas de aplicação preenchidos 3 ml (caneta)
● Insulina humana regular solucao injetavel 100 ui/ml frasco-ampola 10 ml
● Insulina humana regular solução injetável 100 ui/ml sistemas de aplicação preenchidos 3 ml (caneta)

 

Informação importante:
A caneta para injeção de insulina, proporciona a melhor comodidade na aplicação, facilidade de transporte, armazenamento e manuseio e maior assertividade no ajuste da dosagem. Esta apresentação poderá ser dispensada apenas aos pacientes com Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) e Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) acima de 60 anos e menores de 16 anos.

 

Para a retirada dos medicamentos, o paciente deve comparecer a Unidade Básica de Saúde, portando os documentos gerais.

 

Para monitoramento do índice glicêmico, também estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde tiras reagentes, seringas e o glicosímetro, disponíveis para pacientes em uso de insulina de forma basal, plena e para gestantes em tratamento medicamentoso. A entrega de insumos só poderá ser realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) próximo da residência ou trabalho (onde o paciente deve estar cadastrado).

 

O programa “Aqui Tem Farmácia Popular”, parceria do Ministério da Saúde, também distribui medicamentos gratuitos, entre eles o cloridrato de metformina, glibenclamida e insulinas.