gototop
SAÚDE
FacebookTwitterGoogleYoutubeFlickr

Diretoria de Assistência Farmacêutica - DIASF

Atualizado em 03/08/2017

DiretorFrancisco das Chagas Alves Aguiar Junior
Telefone: (61) 3348-6182 / 3348-6183
E-mailEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

A Diretoria de Assistência Farmacêutica – DIASF, unidade orgânica de direção vinculada à Subsecretaria de Atenção Integral à Saúde – SAIS, é responsável pela normatização das ações e programas de assistência farmacêutica na rede pública de saúde do DF. De acordo com o Regimento Interno da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, competem à DIASF:

I - Formular e promover a Política de Assistência Farmacêutica da Secretaria, em consonância com a Política Nacional de Medicamentos e com a Política Nacional de Assistência Farmacêutica;

II - Planejar os componentes técnicos científicos da assistência farmacêutica;

III - Coordenar as atividades de seleção de medicamentos, elaboração e divulgação da Relação de Medicamentos do Distrito Federal e do Formulário Terapêutico da Secretaria;

IV - Coordenar as atividades de programação e abastecimento farmacêutico e de elaboração de instrumentos de controle e avaliação da assistência farmacêutica; (Com a publicação do Decreto nº 36.918, de 26 de novembro de 2015, que dispõe sobre a estrutura administrativa da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, as atividades de programação de aquisição, abastecimento, armazenamento e distribuição de medicamentos que eram atribuição da DIASF, passaram a ser de competência da Subsecretaria de Logística em Saúde – SULOG)

 

V - Coordenar as atividades relativas ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica;

VI - Coordenar ações para a promoção do acesso da população a medicamentos seguros, eficazes e de qualidade; e

VII - Desenvolver outras atividades que lhe forem atribuídas na sua área de atuação.

Entenda um pouco mais sobre assistência farmacêutica, clique aqui.

Organograma da DIASF

Comissão Central de Farmácia e Terapêutica

Relação de medicamentos padronizados pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal

 

Componentes da Assistência Farmacêutica:

  1. Componente Básico
Clique aqui e tenha acesso à relação de medicamentos do Componente Básico padronizados pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
Para mais informações, acesse a página do Componente Básico da Assistência Farmacêutica.
Contato: telefone (61) 3348-6182 / 3348-6183, e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  
  1. Componente Estratégico
Clique aqui e tenha acesso à relação de medicamentos do Componente Estratégico padronizados pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
Para mais informações, acesse a página do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica.
Contato: telefone (61) 3348-6182 / 3348-6183, e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  1. Componente Especializado
Clique aqui e tenha acesso à relação de medicamentos do Componente Especializado padronizados pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
Para mais informações, acesse a página do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica.
Contato:
 
- Farmácia Ambulatorial Especializada da Asa Sul (antiga Farmácia de Alto Custo): Estação 102 Sul do Metrô, Subsolo – Ala Comercial, Asa Sul Brasília/DF, telefone (61) 3322-9498, e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  Horário de funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, de 08h às 17h.

- Farmácia Ambulatorial Especializada da Ceilândia (antiga Farmácia de Alto Custo): EQNM 18/20 Bloco A e C - Praça do Cidadão, Ceilândia/DF, telefone (61) 3581-3672. Horário de funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, de 08h às 17h.

 

Medicamentos de média complexidade

Além dos medicamentos dos componentes básico, estratégico e especializado, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal disponibiliza aos usuários do SUS medicamentos que não fazem parte desses componentes ou que não estão contemplados nos protocolos do Ministério da Saúde, mas que são importantes para a saúde da população local. Esse elenco de medicamentos foi denominado de medicamentos de média complexidade, dispensados nas farmácias ambulatoriais.

Clique aqui e tenha acesso à relação de medicamentos de média complexidade padronizados pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Farmácias ambulatoriais onde os medicamentos de média complexidade são dispensados:

  • - Farmácia ambulatorial especializada do Hospital de Base:
    SMHS Área Especial Quadra 101 Brasília/DF, telefone (61) 3315-1693. Horário de funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, de 08h às 12h e de 14h às 18h. Clique aqui para saber quais medicamentos são dispensados nesse local. Acesse aqui o formulário de dispensação de medicamentos.

  • - Farmácia Escola – Farmácia do Hospital Universitário de Brasília (HUB): 
    L2 Norte Quadra 605 Asa Norte – Brasília/DF, telefone (61) 2028-5548.
  • Acesse aqui o site da Farmácia Escola para saber o horário de funcionamento e para verificar quais medicamentos são dispensados nesse local.

  • - Unidade Mista de Saúde de Taguatinga (policlínica de Taguatinga):
    C12 Área Especial nº 1 Taguatinga Centro/DF, telefone (61) 3353-8300. Horário de funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, de 07h às 11:30h e de 13h às 17:30h. Clique aqui para saber quais medicamentos e insumos são dispensados nesse local.

  • - Centro de Saúde nº 8 do Gama:
  • Atualmente, o Centro de Saúde nº 8 está em reforma. O atendimento está sendo realizado no Centro de Saúde nº 3 situado na Área Especial, Entrequadra 3/5, Setor Leste, Gama/DF, telefone (61) 3484-7270. Horário de funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, de 07h às 12h e de 13h às 18h. 
  • As insulinas análogas GLARGINA, DETEMIR e ULTRARRÁPIDA são dispensadas nesse local, que também são fornecidas na Farmácia Escola – Farmácia do Hospital Universitário de Brasília (HUB) e na Unidade Mista de Saúde de Taguatinga (policlínica de Taguatinga). 

Medicamentos hospitalares

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal padronizou medicamentos para o nível hospitalar, medicamentos que são destinados aos pacientes internados nos hospitais da rede da Secretaria. Clique aqui e tenha acesso à relação de medicamentos hospitalares padronizados pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Contato: telefone (61) 3348-6182 / 3348-6183, e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 

banner SaudeFamilia 2

VOCÊ ESTÁ AQUI: Início Medicamentos