Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/08/13 às 18h08 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Mutirão de endoscopia digestiva atenderá 4 mil pacientes em Taguatinga

COMPARTILHAR

Objetivo é zerar a fila de espera pelo exame em seis meses

Cerca de 4 mil pacientes da rede pública de Saúde serão beneficiados com o mutirão de endoscopia digestiva alta da Regional de Saúde de Taguatinga, iniciado dia 1º de agosto com o objetivo zerar a fila de espera pelo exame.

Segundo a coordenadora de Gastroenterologia e Endoscopia do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), Amália Maria de Amorim Viana, o mutirão só foi possível graças à aquisição de três aparelhos para realização de exames de endoscopia, e do empenho das equipes médica e de enfermagem. “Esperamos que em seis meses possamos zerar as demandas”, informa.

Participam do mutirão seis médicos e dez técnicos de enfermagem. São realizados 12 exames por dia, de segunda a sexta-feira, no período da noite, e 28 procedimentos aos sábados.

A demanda reprimida, conforme relata à coordenadora, é de pacientes moradores de Samambaia, Recanto das Emas, Brazlândia, Águas Claras e Riacho Fundo.

O exame de endoscopia digestiva alta visa o diagnóstico de doenças do trato gastrointestinal superior como, úlceras, gastrite, esofagite, cânceres de estomago e esôfago.

Júlio Duarte