Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/12/13 às 20h58 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Novo modelo de gestão em saúde é lançado em Samambaia, Taguatinga e Recanto

COMPARTILHAR

Metas são eficiência e melhoria nos resultados


Os coordenadores gerais, diretores e gerentes de Samambaia, Recanto das Emas e Taguatinga, que formam a Região Sudoeste, assinaram nesta quarta-feira (11), na Clínica da Família da quadra 302 de Samambaia, um acordo regional para implantação de um novo modelo de gestão em saúde, que visa integrar os serviços de saúde da região, responsabilizando-os pela linha de cuidados e pela trajetória do usuário dentro do sistema de saúde pública.

“Hoje é momento muito especial, que ficará marcado. Com esse pacto, estamos estabelecendo uma inversão revolucionária do sistema de saúde”, enfatizou o secretário adjunto de Saúde, Elias Fernando Miziara.

O pacto firmado entre coordenadores e gestores da Atenção Primária, Unidades de Pronto Atendimento e hospitais da Região Sudoeste estabelece eixos, objetivos e indicadores a serem atingidos, em conformidade com o que preconizam o Decreto Presidencial nº 7508/2011 e a Portaria nº 4279/2010, do Ministério da Saúde, que regulamenta a implantação das Redes de Atenção à Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O objetivo é garantir a integralidade e a continuidade assistencial, a eficiência na utilização dos recursos, bem como a melhoria dos resultados, a transparência e co-responsabilização de todos envolvidos, sendo o usuário o centro do sistema de saúde.

“É uma modernização na gestão da saúde. Passaremos a gerir o paciente em todas as suas ações. Somos a primeira região a implantar essa modificação na gestão, que servirá de modelo para as outras”, informa o coordenador-geral de Saúde de Samambaia, Manoel Solange Fontes Teles.

O coordenador-geral de Saúde do Recanto das Emas, Fábio Sabino, enfatizou a importância desse acordo. “Esse é um momento especial para a saúde pública do Distrito Federal como um todo”, disse.

A diretora de Atenção Primária à Saúde de Taguatinga, Ana Lins, que representou o coordenador-geral, ressaltou o significado da data de hoje. “Isso é histórico. Vamos abraçar tudo isso. Estou me sentindo privilegiada por participar desse momento”.

Além do secretário adjunto de Saúde, o evento contou também com as presenças do subsecretário de Atenção à Saúde, Roberto Bittencourt, da subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Rosalina Aratani Sudo, da coordenadora técnica de Articulação de Redes da SES, Mônica Reis, da assessora especial, Leila Gottens, e dos diretores e gerentes das unidades de Samambaia, Taguatinga e Recanto das Emas.

O trabalho
Desde 2011, a Secretaria de Saúde (SES) vem atuando junto ao Grupo Gestor de Redes e Contratualização, com o apoio do Consórcio Hospitalar de Catalunya, para implementar o novo modelo de gestão na Região Sudoeste, escolhida como pioneira para iniciar esse processo nas unidades da SES. A primeira etapa do acordo foi assinada em agosto deste ano e contou com a pactuação dos coordenadores gerais das três regionais e da Secretaria de Saúde.

“Esse novo modelo aumentará o compromisso com a gestão, com acesso e qualidade aos serviços e trará também maior autonomia para execução das atividades necessárias ao alcance dos objetivos”, explicou a integrante do Grupo Gestor de Redes da SES e gerente do Centro de Saúde n° 2 de Samambaia, Alexandra Moura.

A componente do Grupo Gestor de Redes da SES e também gerente da Estratégia Saúde da Família de Samambaia, Georgiana Santos Gomes, esclareceu que o grupo já vem trabalhando e os gestores participando de discussões sobre o modelo. “Fomos capacitados para desenvolver a conformação das redes assistenciais na Região Sudoeste e utilizar os instrumentos de contratualização”, explicou.

“Com esse novo modelo, o paciente será o foco de todas as nossas atuações. Isso significa o início de um novo ciclo na Secretaria de Saúde”, enfatizou o diretor do Hospital Regional de Samambaia (HRSam), Élio de Aguiar.

Por Iêda Oliveira, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61)3348-2547 / 2539 e 9862-9226