Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/02/14 às 11h42 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Novo tomógrafo do Base faz exames com mais precisão

COMPARTILHAR

Ambulatório realiza 48 procedimentos por dia

Os pacientes do Hospital de Base do Distrito Federal contam com um novo aparelho de tomografia computadorizada para realização de diversos exames. O novo tomógrafo realiza em média 48 procedimentos por dia, auxiliando no diagnóstico de doenças como câncer, traumas, fraturas, aneurismas, tumores, entupimento de artérias, entre outros. Esses exames são realizados sem incisões (cortes) na pele, entre eles de abdômen, tórax, crânio, sistema músculo-esquelético e vasos sanguíneos.

Segundo a chefe da Unidade de Radiologia do Hospital de Base, Jozephina Guerra, o aparelho permite um estudo mais detalhado de pequenas estruturas tais como vasos sanguíneos, permitindo, por exemplo, o diagnóstico de pequenos aneurismas cerebrais com maior apuração em relação aos antigos tomógrafos.

“Em breve a radiologia do HBDF vai poder realizar angiotomografias coronarianas (de artérias do coração). No momento o estudo dessas artérias é realizado na hemodinâmica, onde os exames exigem mais radiação e contraste”, explica a especialista.

Para a paciente Marília do Amaral, 40, que fez recentemente um exame para verificar trombose, a riqueza de informações que o médico conta e a rapidez com o novo tomógrafo são os pontos positivos do novo aparelho.

Tempo

Outra melhoria conquistada com o novo tomógrafo foi a redução do tempo gasto para realização dos exames, o que permite adquirir um número muito maior de imagens em cada exame. Com a nova tecnologia, os médicos podem examinar um número muito maior de imagens para elaborar um diagnóstico com responsabilidade e precisão. Os laudos dos exames de tomografia, em sua maior parte, ficam disponíveis para serem entregues aos pacientes, sobretudo os internados, no mesmo período em que os exames são realizados.

Dados

De janeiro à outubro do ano passado (2013), a Unidade de Radiologia do HBDF, com 31 radiologistas distribuídos no ambulatório e na emergência, está funcionando 24 horas, sete dias por semana, atendeu 96.056 pacientes realizando exames de Raios X Geral/Contrastados (58.413); tomografia computadorizada (17.114); ressonância magnética (4.361); ultrassonografia geral (7.987); U.S Doppler (529); Biópsias guiadas por ultrassom (391); densitometria óssea (3.783) e mamografia (3.478).

Serviço

A marcação dos exames de tomografia no ambulatório do HBDF é feita pelo Sistema de Regulação da Secretaria de Saúde. Os encaminhamentos podem ser feitos nas regionais de saúde ou nos postos de saúde. O horário de atendimento é de segundas-feiras à sextas-feiras das 7h às 23h, no ambulatório do HBDF.

Por Alessandra Franco, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226