Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/05/15 às 17h12 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Núcleo de Medicina do Trabalho do Hmib é premiado em Congresso

COMPARTILHAR

Dados serão utilizados para a criação de ações preventivas

BRASÍLIA (25/5/15) – Servidoras do Núcleo de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho (Nshmt) ganham prêmio de melhor projeto apresentado no III Congresso Brasiliense de Medicina do Trabalho. A análise epidemiológica dos acidentes em serviço registrados no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) em 2014 levantou dados estatísticos relevantes que servirão de base para implementação de ações preventivas.

“De acordo com os dados encontrados, foram registrados 49 acidentes no âmbito hospitalar em 2014. Observamos que a maioria dos acidentes ocorreram com técnicos de enfermagem, o que corrobora com outros estudos. Isso ocorre por ser uma categoria que lida diretamente com o paciente”, relata Conceição de Fátima Oliveira chefe do Nshmt do Hmib.

Para a palestrante Maria Cecília Tolentino, autora do projeto, o dado que mais chamou a atenção foi o número de acidentes por queda-traumas, (49%) e o número de acidentes que ocorreram com servidores com menos de cinco anos na Secretaria de Saúde (53%).

“Esses dados servem como sinais de advertência e devem estimular estudos mais profundos e ações de prevenção porque os acidentes de trabalho têm repercussão em vários âmbitos do direito, além das conseqüências físicas e psicológicas para o servidor”, relata Cecília.

A partir dos dados encontrados o Núcleo de Medicina do Trabalho do HMIB planeja para 2015 um estreitamento da parceria com o Núcleo de Infecção Hospitalar, oficinas e palestras educativas.